segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Wozniacki perde WTA de Doha para Clijsters e segue sem títulos de peso

Caroline Wozniacki não entregou os pontos com facilidade, mas perdeu o título do WTA Championship de Doha para a veterana belga Kim Clijsters. Líder do ranking e favorita no confronto, a dinamarquesa abusou dos erros, foi derrotada por 2 sets a 1 (6-3, 5-7 e 6-3) e segue sem nenhum título de peso na carreira.
Por encerrar a temporada e reunir as melhores tenistas do ano, o WTA Championship é visto como o torneio imediatamente abaixo dos Grand Slams em termos de importância. Uma vitória no Qatar, então, ratificaria a liderança do ranking mundial que Caroline Wozniacki ostenta desde o início de outubro.
Independentemente do resultado, a dinamarquesa segue como melhor do mundo até 2011, posto que já havia assegurado na primeira fase em Doha. Só que Wozniacki segue tendo que mostrar um tênis mais consistente em grandes jogos, ainda em busca de títulos de maior expressão.
A tenista ainda não tem nenhum título de Grand Slams e corre o risco de entrar no grupo que teve, recentemente, Jelena Jankovic e Dinara Safina. As duas, assim como Wozniacki, foram líderes do ranking sem nenhum título de maior relevância.
Kim Clijsters, por sua vez, esbanjou experiência. Correu apenas o necessário, foi mais precisa nos golpes e aproveitou uma vantagem emocional conquistada logo no primeiro set.
À frente no placar desde o início, a belga não deu chances para Wozniacki no primeiro set, vencido em 6-3. Logo no começo do segundo, a dinamarquesa chegou a pedir atendimento médico, pôs uma bolsa de gelo na cabeça e voltou para a partida em desvantagem.
Com um 4-1 contra si, Wozniacki reagiu, quebrou a rival e mexeu com os ânimos da torcida, vencendo a parcial por 7-5. Na hora decisiva, porém, Clijsters recuperou a concentração, voltou a movimentar a rival na quadra e decidiu o campeonato com um 6-3.
“Foi uma partida muito equilibrada e acho que foi boa para o tênis feminino. Estou contente por ter vencido, mas não sei quantos anos mais jogarei. Foi decepcionante para Caroline, mas acho que ela tem um grande futuro adiante”, afirmou Kim Clijsters após o título