quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Bellucci reage e supera Kohlschreiber para avançar no Masters de Paris

  • Thomaz Bellucci faz devolução na partida contra Philipp Kohlschreiber, pelo Masters 1000 de Paris Thomaz Bellucci faz devolução na partida contra Philipp Kohlschreiber, pelo Masters 1000 de Paris
Em sua primeira vez disputando o Masters 1000 de Paris, o tenista brasileiro Thomaz Bellucci conseguiu vencer o alemão Philipp Kohlschreiber por 2 sets a 1, com parciais de 7-6(7-5), 5-7 e 6-3, após 2h10min de partida, para garantir sua classificação à segunda rodada do último torneio de sua temporada.
Após três partidas contra Philipp Kohlschreiber, sendo duas com derrotas, Thomaz Bellucci finalmente conseguiu igualar o retrospecto do confronto e ainda melhorou seu desempenho nos tie-breaks, apesar de ainda ter o número desfavorável de 13 desempates perdidos contra 11 ganhos na temporada.
Contra um adversário de bom saque e especialista em quadras rápidas, Bellucci teve poucas chances no serviço do rival, que aplicava um ace cada vez que se sentia pressionado, além de variar mais com subidas à rede. Enquanto isso, o brasileiro jogava mais no fundo da quadra e teve seu serviço em perigo por quatro oportunidades no primeiro set e conseguiu salvar todas.
A disputa equilibrada acabou sendo decidida no tie-break. Thomaz Bellucci cresceu no game de desempate e conseguiu abrir 3 a 1 depois de ver o rival errar um voleio cruzado na subida à rede. Bellucci não variou o jogo no nono ponto e acabou tendo o mini-break devolvido, mas respondeu bem e teve o set point em seu serviço para fechar com um ace.
Assim como no primeiro set, Thomaz Bellucci voltou para a segunda parcial sem tomar a iniciativa da partida e contou com erros de Kohlschreiber para escapar de situações complicadas do confronto. O alemão chegou a ter um set point no décimo game da parcial, em saque de Bellucci, que conseguiu salvar.
Com uma aproximação à rede e um voleio errado, o brasileiro cedeu nova vantagem de 0-30 ao rival. Após cometer uma dupla-falta, Bellucci deu triplo set point a Philipp Kohlschreiber, que fechou na segunda oportunidade para forçar a disputa do terceiro set.
Em novo equilíbrio no terceiro set, Thomaz Bellucci passou a arriscar mais bolas contra o alemão e lhe forçou ao erro. O brasileiro chegou a ter duas oportunidades de quebra no serviço do rival e não aproveitou, mas o nervosismo de Kohlschreiber colaborou com o brasileiro, que teve novo break point e finalmente quebrou o serviço do rival contando com uma dupla-falta.
O oitavo game da parcial foi longo e Bellucci conseguiu novamente escapar se situações delicadas. O brasileiro cometeu duplas-faltas, cedeu oportunidades da devolução de quebra, mas conseguiu confirmar o saque. Uma bola na fita ajudou Bellucci a abrir triplo match point no saque de Kohlschreiber.
“Foi uma boa estreia. A quadra estava mais rápida do que eu esperava, ele [Philipp Kohlschreiber] sacou muito bem e me deu poucas chances de jogar no saque dele. Mas, consegui aproveitar as oportunidades e me manter no jogo”, afirmou Bellucci após a vitória.
“No fundo, acabei errando menos que ele e também saquei bem (21 aces). No terceiro set, joguei bem os pontos importantes”, completou o número um do Brasil no ranking.
Na segunda rodada, Thomaz Bellucci vai enfrentar o russo Nikolay Davydenko, cabeça de chave que passou como bye e ocupa atualmente a 11ª posição no ranking. Davydenko caiu nas oitavas de final do Masters 1000 de Paris no ano passado, quando perdeu para o sueco Robin Soderling.
“Davydenko é um jogador sólido e regular, que gosta deste tipo de quadra. Não tem muito segredo, mais uma vez vou ter que tentar impor meu jogo para não deixá-lo crescer e errar pouco”, analisou Bellucci sobre o próximo duelo.