sábado, 22 de julho de 2017

Brasil sofre, mas vence a Holanda e pode chegar à fase final do Grand Prix



26949
Em disputa emocionante, o Brasil venceu a Holanda, terceira colocada do ranking, por 3 sets a 1, nesta sexta-feira. Com a vitória, elas sobrem para a 4ª posição da classificação geral e confirmam a sua boa campanha dentro de casa.
A equipe comandada por Zé Roberto, que vinha de duas derrotas na etapa passada, conseguiu reverter a situação no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá. Elas venceram a Bélgica por 3 sets a 0 na última quinta-feira e agora triunfaram mais uma vez. Se conseguirem se manter entre as top 5, elas estarão classificadas para a fase final da competição.
Destaques da partida
As brasileiras Rosamaria Montibeller e Natália Pereira foram os destaques do jogo, com 18 e 17 pontos ganhos, respectivamente.  A ponteira fez uma bela dupla com Adenízia, subindo muito e não dando espaços para as adversárias.
Além disso, por 20 a 10, o Brasil teve o melhor bloqueio do jogo e também o menor número de erros. Em questão de recepção, as holandesas foram superiores, com 37 a 31.
O jogo
Diante de uma Holanda desorganizada, o Brasil dominou completamente primeiro set. Logo nos primeiros minutos, as brasileiras abriram uma vantagem de três pontos e se mantiveram sempre a frente no placar, vencendo por 25/17. Com 6 e 4 pontos ganhos, respectivamente, a dupla Ana Carolina da Silva e Tândara Caixeta foram os destaques da etapa inicial.
O segundo set começou equilibrado, com a Holanda chegando a esboçar uma reação. No entanto, logo foram impedidas pelo bloqueio brasileiro, virando o jogo e abrindo um grande espaço de vantagem: 20/12. As adversárias pediram desafio, mas o juiz não deu o ponto.  Fim de set e o Brasil leva a melhor, com parcial de 25/14.
Então foi a vez das holandesas diminuírem a vantagem verde e amarela. O Brasil até começou liderando, mas com um ataque a uma defesa muito atrapalhados, assistiram as suas rivais virarem. Dessa maneira, as adversárias conseguiram fechar com grande diferença: 25/18.
Próximo jogo
Agora as brasileiras terão que mostrar consistência contra os Estados Unidos, vice-líder do ranking, no próximo domingo. O desafio fecha a fase classificatória do Campeonato.