sexta-feira, 1 de abril de 2016

Kuznetsova volta à final em Miami após 10 anos

Miami (EUA) - Mais velha entre as quatro semifinalistas, a russa Svetlana Kuznetsova fez valer a experiência e garantiu a vaga na final do Premier de Miami. Nesta quinta-feira, ela teve um jogo duro pela frente com a suíça Timea Bacsinszky, que deu bastante trabalho, mas acabou derrotada em sets diretos, com placar final de 7/5 e 6/3, depois de 1h56 de confronto. 
Kuznetsova volta a uma decisão no Crandon Park após 10 anos, repetindo o feito de 2006, quando levantou sua única taça do torneio. Em sua 38ª final da carreira ela terá pela frente a vencedora do confronto entre a bielorrussa Victoria Azarenka, campeã de 2009 e 2011, e a alemã Angelique Kerber, cabeça de chave número 2 do torneio. 
O retrospecto contra Azarenka mostra uma igualdade absoluta, com quatro triunfos para cada lado, sendo o último duelo em 2013, nas quartas do Australian Open, vencido pela bielorrussa. Contra Kerber o histórico é também parelho, mas com leve vantagem da russa que soma três derrotas e quatro vitórias, a última delas justamente em Miami, no ano passado.
Enfrentando Bacsinszky pela terceira vez, a russa manteve sua invencibilidade, repetindo as vitórias conquistadas em Indian Wells (2012) e Montreal (2010). A vaga na final vai lhe render pouco mais de US$ 500 mil de premiação, fazendo com que Kuznetsova supere a casa dos US$ 20 milhões na carreira, algo que apenas outras 13 jogadoras conseguiram até então.
O primeiro set foi o mais equilibrado dos dois e a definição veio apenas na reta final. Apesar de ter cinco oportunidades de quebra, Bacsinszky não conseguiu concretizar uma sequer e acabou pagando o preço. A suíça perdeu o serviço no 12º game e com isso também perdeu a parcial.
Bacsinszky começou melhor no segundo set e largou com quebra, só que não manteve a vantagem por muito tempo e logo em seguida teve o serviço superado. Foram cinco quebras nos seis primeiros games que colocaram Kuznetsova à frente com uma a mais que a rival. A russa então sacou para o jogo em 5/3, confirmou com algum sofrimento e comemorou mais uma vitória, a 13ª da temporada.