sexta-feira, 1 de abril de 2016

Azarenka consegue revanche e tenta tri em Miami

Miami (EUA) - Bicampeã do Miami Open nos anos de 2009 e 2011, Victoria Azarenka chega pela terceira vez à decisão do WTA Premier disputado na Flórida. A vaga na final veio com vitória por 6/2 e 7/5 contra terceira do ranking Angelique Kerber. Embora tenha sido a sétima vez em oito jogos que a bielorrussa vence a canhota alemã, o resultado serve como uma revanche pela derrota no último Australian Open.
No sábado, às 14h (de Brasília), Azarenka disputará sua 36ª final na carreira, sendo a terceira só nesta temporada. Em busca do 20º título da carreira, a jogadora de 26 anos encara a russa Svetlana Kuznetsova, 19ª do mundo, contra quem tem quatro vitórias e quatro derrotas.
Ex-número 1 e hoje oitava colocada, a bielorrussa já havia assegurado a volta ao top 5 com a campanha até a semi. Por sua vez, Kuznetsova garantir o retorno ao top 10 depois de quase seis temporadas. A russa de 30 anos tem dois títulos de Grand Slam e já foi vice-líder do ranking.
Azarenka também tenta ser a terceira mulher a completar a dobradinha Indian Wells-Miami no mesmo ano. A alemã Steffi Graf chegou o feito em duas ocasiões, em 1994 e 1996, enquanto Kim Clijsters venceu os dois torneios em 2005. Recentemente, Maria Sharapova bateu na trave em 2013 com título na Califórnia e vice na Flórida.
Na atual temporada, a bielorrussa já acumula 21 vitórias e apenas uma derrota. Ela ainda detém uma invencibilidade de 12 partidas, sendo onze nos torneios americanos deste mês de março, e uma na estreia do WTA de Acapulco, onde acabou dando w.o. antes de disputar a segunda rodada.
Reconhecida como uma das melhores devolvedora do circuito, Azarenka quebrou nos três primeiros games de serviço da alemã. Um pouco disso se deu por Kerber precisar do segundo serviço em pontos importantes que permitiam à bielorrussa entrar na quadra e mandar nas trocas. Além disso, Azarenka conseguiu sair de um game difícil em seu serviço quando liderava por 2/1.
Na abertura do segundo set, Vika salvou um break point e depois trocou cinco quebras seguidas com a alemã. A ex-líder confirmou um game de saque de zero e chegou a liderar por 5/3, mas fez três duplas-faltas na hora de sacar para o jogo e permitiu o empate da rival. Mais uma vez, Azarenka precisou contar com a potência de suas devoluções e o último game foi em altíssimo nível até o fim. Azarenka liderou nos winners por 28 a 22 e cometeu 18 erros contra 23 da rival.