terça-feira, 13 de outubro de 2015

Cinco vagas no WTA Finals ainda estão em disputa

Miami (EUA) - Restando apenas duas semanas de torneios no circuito feminino antes do WTA Finals de Cingapura, apenas três jogadoras tem lugar assegurado. Portanto, cinco vagas estarão em disputa nas duas próximas semanas, com três torneios International e um Premier valendo para a contagem.

A lista divulgada nesta segunda-feira já não conta com Serena Williams, que não joga mais na temporada. Simona Halep passa a liderar a lista e Garbiñe Muguruza aparece na segunda posição. As duas devem ser cabeças 1 e 2 em Cingapura e se juntam a Maria Sharapova entre as matematicamente garantidas no Finals.

Em quarto lugar na briga por um lugar em Cingapura, Petra Kvitova não entra em quadra nesta semana. A canhota tcheca pode até se classificar sem jogar, mas se houver necessidade, ela já está inscrita para o Premier de Moscou, que acontece na semana que vem.

As jogadoras que aparecem entre o quinto e o oitavo lugar no ranking da temporada disputam torneios. Angelique Kerber (5ª na corrida) é o principal nome em Hong Kong, torneio que também conta com Venus Williams (11ª), Agnieszka Radwanska (6ª), se junta a Flavia Pennetta (8ª) e Karolina Pliskova (12ª) em Tianjin, enquanto Lucie Safarova (7ª) é cabeça 1 em Linz depois de ficar inativa desde o US Open por problemas de saúde.

Ainda a respeito de Pennetta, que foi campeã do US Open e irá se aposentar no fim da temporada, é importante destacar um tópico do regulamento da WTA. Segundo o livro de regras, a última das oito vagas no Finals pertence à entidade que rege o tênis feminino, que pode exercer ou não o direito de conceder um convite em situações especiais, o que pode valer para campeãs de Grand Slam. Assim, há possibilidade de a italiana de 33 anos jogar em Cingapura, mesmo que não fique entre as oito melhores. A WTA ainda não confirma a vaga dela.

Nona colocada na corrida para Cingapura e recém chegada ao top 10 após o vice-campeonato em Pequim, Timea Bacsinszky teve uma notícia ruim confirmada pela WTA. A suíça encerra sua temporada na semana que vem, jogando em Luxemburgo, mas os pontos obtidos no torneio não contarão na busca por um lugar no Finals porque a final do evento acontece no domingo, mesmo dia do sorteio das chaves em Cingapura. A única chance de Bacsinszky jogar o Finals é com a desistência de alguma concorrente.