segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Por histórico, é melhor pegar grande do que 'baba' nas oitavas da Copa do Brasil

REPRODUÇÃO/CBF TV
Copa do brasil sorteio 18/08/2014
Modelos participaram do último sorteio da Copa do Brasil
Desde que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) adotou o sistema de sorteio para definir as oitavas de final da Copa do Brasil, em 2013, pegar um time grande nessa fase do torneio virou sinônimo de sucesso, enquanto encarar uma teórica "baba", que é como são encarados os times de fora da Série A, é péssimo negócio.
Em 2013, por exemplo, o campeão Flamengo pegou logo de cara o temido Cruzeiro, então líder do Brasileirão, nas oitavas. Com uma derrota por 2 a 1 fora e uma vitória por 1 a 0 em casa, o time rubro-negro espantou o favoritismo do rival e avançou às quartas. Em seguida, os cariocas eliminaram Botafogo e Goiás no caminho até a taça, conquistada sobre o Atlético-PR.
Já quem pegou "babas" nessa edição acabou ficando para trás. O Internacional, por exemplo, encarou o Salgueiro e até passou pelos pernambucanos, mas caiu logo nas quartas para o Atlético-PR. Já o Corinthians jogou contra o Luverdense e eliminou a equipe da Série B, mas depois parou no Grêmio, também nas quartas de final.
Mesmo fim teve o Vasco, que ganhou do Nacional-AM nas oitavas, mas foi derrubado pelo Goiás nas quartas.
Em 2014, por sua vez, o Atlético-MG pegou uma "chave da morte" no caminho até o título, passando só por ex-campeões do torneio: Palmeiras, Corinthians e Flamengo. Na final, ainda bateu o rival Cruzeiro, que havia recém-conquistado o bicampeonato do Brasileirão.
Novamente, quem foi sorteado para enfrentar as "babas" acabou se dando mal. O Atlético-PR foi eliminado logo nas oitavas de final para o América-RN, que brigava contra o rebaixamento para a Série C (acabou caindo). Na mesma fase, o Vasco caiu para o ABC.
O Botafogo pegou o Ceará nas oitavas e avançou, mas foi eliminado nas quartas pelo Santos. Foi o mesmo roteiro do Corinthians, que derrubou o Bragantino, mas caiu na sequência para o Atlético-MG.
 
622 417927a1 a26c 3826 93f2 90e520320dbb
ESPN mostra sorteio das oitavas da Copa do Brasil; veja quais times podem se enfrentar
A única equipe que fugiu deste roteiro foi justamente o finalista Cruzeiro, que duelou com o pequeno Santa Rita, de Alagoas, nas oitavas e avançou. Os celestes passaram depois por ABC e Santos, mas acabaram ficando com o vice na decisão do torneio.
Em 2015, o sorteio é formado novamente por dois potes. No pote 1, estão Cruzeiro, Corinthians, São Paulo, Flamengo, Grêmio, Atlético-MG, Fluminense e Internacional. Já no pote 2, há cinco times da Série A (Coritiba, Figueirense, Santos, Vasco e Palmeiras), dois da Série B (Paysandu e Ceará) e uma equipe sem divisão nacional: o Ituano.
Os confrontos serão definidos nesta terça-feira, às 11h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais ESPN.
 
622 35b7b0b9 6708 3c6c 818b e3ee9b5e84a1
Para Arnaldo Ribeiro, Flamengo é 'favoritaço' ao título da Copa do Brasil