quinta-feira, 20 de agosto de 2015

'Atônito' com chegada rápida, Oswaldo é apresentado: 'Quero fazer um Fla vitorioso'

GILVAN DE SOUZA/ FLA IMAGEM
Oswaldo de Oliveira em sua primeira entrevista coletiva no Flamengo
Oswaldo de Oliveira em sua primeira entrevista coletiva no Flamengo
Não houve nem mesmo tempo para sentir o cargo de técnico vago. Mal Cristóvão Borges deixou o Flamengo, Oswaldo de Oliveira foi anunciado poucas horas depois e, rapidamente, já se dirigiu ao Ninho do Urubu para ser apresentado e ter a primeira conversa com o elenco. Bem-humorado e sorridente, Oswaldo acertou com o Flamengo até o fim do ano, quando chega ao fim o mandato do presidente, Eduardo Bandeira de Mello.
Ao lado de Oswaldo, o mandatário rubro-negro admitiu que a pressão pela saída de Cristóvão foi grande. O novo técnico, então, admitiu que a chegada foi muito rápida.
"Quando um não quer, dois não brigam. No caso, os dois queriam. As coisas foram facilitadas. Moro aqui perto, não levei nem dez minutos para chegar", brincou o técnico.
Em seguida, ele emendou:
"Ainda estou meio atônito. Aconteceu tudo muito rápido. Não tive nem tempo de preparar a minha conversa com os jogadores, disse aquilo que flui naturalmente, que a gente normalmente aborda numa situação como essa. Estou tomando consciência das coisas. Sinceramente não me sinto capaz do que podemos fazer. Posso dizer o que eu quero fazer. Quero fazer o Flamengo vitorioso, uma equipe competitiva", disse Oswaldo de Oliveira.
Confira abaixo os melhores trechos da apresentação de Oswaldo de Oliveira.
POSTURA NA BEIRA DO GRAMADO
"Se eu precisar ser mais enfático, mais ativo, eu vou ser de acordo com as necessidades que aconteçam. Treinador acompanha o jogo ao largo da partida, mas não tem tanta possibilidade de interferir. Principalmente se tratando de Flamengo, com casa cheia, muitas vezes o jogador nem ouve"
ELENCO
"A gente só pode ter ideia mais convicta com o convívio, mas tenho visto o Flamengo se esforçar, trazer jogadores de mais qualdiade recentemente. Você tem sempre de trazer jogadores que, num consenso, você julgue que vai atuar, ser importante. Tenho visto jogos do Flamengo e a equipe teve partidas muito boas, outras nem tanto. O decorrer dos jogos que vai dando a convicção para a gente. São jogadores que a gente sabe que são unamimidade, podem ter um rendimento muito bom. Nada é definitivo nesse momento, a gente precisa trabalhar juntos, vê-los atuando. De maneira geral eu vejo como um elenco bom que quero conhecer melhor e ser muito produtivo para a equipe nas duas competições até o fim do ano"

POTENCIAL DO TIME
"É um elenco qualificado, como eu já disse. Pode ter uma ascenção pelo trabalho, pelo que o grupo pode crescer em termos de evolução tática. Nosso campeonato é muito difícil, com alternativas a todas as rodadas. A gente tem visto isso. No Campeonato Brasileiro você nunca pode fincar pé e dizer que um time vai ser campeão. A gente diz isso todo ano. O que temos agora é uma tomada de posição, a evolução. Temos um grupo qualificado que pode crescer, sim, e buscar uma posição muito boa no Campeonato Brasileiro e progredir na Copa do Brasil"
GUERRERO
"Muito legal. Guerrero é considerado não só o melhor atacante sul-americano, mas dos melhores do mundo. É jogador de muita experiência, participa do jogo, chega bem na área. É muito bom tê-lo no grupo e tê-lo como parte para formar uma equipe vencedora"
RETORNO 12 ANOS DEPOIS
"A diferença é de 12 anos. Lógico que sou bem diferente. Fico muito feliz de ter uma recepção boa. É fundamental que a torcida apoie o trabalho. Esse clima a gente tenta colocar na equipe, torcer para que haja uma participação da torcida para que a gente tenha vitórias consecutivas"
PRESSÃO DA TORCIDA
"Torcedor sabe bem o que ele faz. Ele quer a vitória e temos de procurar dar isso a ele. A gente sabe que o que norteia o futebol são os resultados, não tem jeito. Sabemos que o entorno é muito forte, pesado e temos de saber conviver com isso. E ter tranquilidade e raciocinar para que as coisas andem bem independente da atmosfera de fora. É saber conviver com isso e passar para o torcedor que a gente vai fazer o melhor que puder e passar que o que vem de fora interfere diretamente no ânimo do jogador. E ela faz isso melhor do que qualquer uma"