domingo, 12 de julho de 2015

Hingis volta a vencer em Wimbledon após 17 anos

Londres (Inglaterra) - Em parceria perfeita com a indiana Sania Mirza, a suíça Martina Hingis voltou a erguer um troféu de campeã em Wimbledon 17 anos depois de sua última conquista na Quadra Central, ao conquistar na tarde deste sábado as duplas femininas. A vitória foi duríssima sobre as russas Ekaterina Makarova e Elena Vesnina, com placar de 5/7, 7/6 (7-4) e 7/5, tendo vencido todos os últimos cinco games da partida.

Hingis venceu Wimbledon em simples na temporada de 1997 e no ano seguinte conquistou o título de duplas. Depois disso, passou por duas aposentadorias, a última deles em 2007, quando se revelou um teste positivo por uso de cocaína justamente durante o torneio de Wimbledon daquela temporada, o que lhe gerou suspensão de dois anos. Sua volta aconteceu em 2013, apenas para duplas. Já Mirza conquistou seu primeiro Slam de duplas femininas e o segundo da carreira, tendo vencido as mistas do US Open de 2014 ao lado do mineiro Bruno Soares. A indiana é a atual líder do ranking na especialidade, seguida pela própria Hingis.

Agora 34 anos, Hingis tem cinco títulos individuais de Slam e ganhou seu primeiro de duplas em Wimbledon de 1996, quando tinha apenas 15 anos, ao lado da tcheca Helena Sukoa. Dois anos depois, sua parceira na conquista foi a também tcheca Jana Novotna. A primeira aposentadoria aconteceu em 2003, ainda muito jovem, devido a uma série de contusões no tornozelo. Voltou em 2006 e tentou até a suspensão de 2007.

A final deste sábado foi incrivelmente bem disputada e emocionante. As russas pareciam caminhar para o título quando abriram 5/2 no terceiro set e tiveram o saque no nono game. Hingis e Mirza lutaram e, após empate por 5/5, o teto precisou ser fechado para que o jogo terminasse sob luz artificial.

Hingis vai tentar mais um título neste domingo. Ao lado de outro indiano, o experiente Leander Paes, ela decide as duplas mistas contra a húngara Timea Babos e o austríaco Alexander Peya. A partida acontecerá depois da final de simples masculina na Central.