sábado, 23 de maio de 2015

Teliana vira e entra na chave em Roland Garros

Paris (França) - O Brasil terá uma representante na chave principal de Roland Garros pelo segundo ano seguido. A pernambucana Teliana Pereira, número 1 do país, passou pelo qualificatório com um final dramático e jogará o Grand Slam francês pela segunda vez na carreira.
A vaga veio depois de um susto e um terceiro set cheio de quebras nesta sexta-feira. Teliana saiu atrás diante da espanhola Laura Pous, 205ª, mas conseguiu grande virada, com parciais de 3/6, 6/0 e 7/5.
Em 2014, a pernambucana avançou uma rodada na chave principal e parou na romena Sorana Cirstea, cabeça 26. Este será o quinto Grand Slam da jogadora de 26 anos, que na última temporada disputou os quatro maiores torneios do calendário.
Teliana fez um primeiro set equilibrado, mas esteve sempre atrás. A espanhola liderou com quebra de vantagem por duas vezes, a pernambucana conseguiu se recuperar até sofrer a quebra decisiva no oitavo game. Nas estatísticas, Teliana venceu apenas 45% dos pontos devolvendo o saque, contra 60% da rival.
A situação mudou depois de um longo game de abertura no segundo set. Teliana superou quatro igualdades, confirmou o serviço e em seguida obteve a quebra. A liderança impulsionou a pernambucana, que só cedeu outros dois pontos no serviço e conseguiu mais duas quebras para aplicar o “pneu” em 28 minutos.
Teliana chegou a fazer oito games seguidos, mas depois do 2/0 no terceiro set a partida teve um festival de quebras de saque. Depois de oito games seguidos em que a devolução prevaleceu sobre o serviço, Pous finalmente confirmou, igualando por 5/5. Dois games mais tarde, a nona quebra na parcial finalmente deu a vitória para Teliana, após 1h57.
Sorteio - No posicionamento das qualifiers na chave principal, Teliana foi sorteada para estrear contra a convidada local Fiona Ferro, de apenas 18 anos. O duelo é inédito. Se avançar, a pernambucana enfrentaria a russa Ekaterina Makarova, 9ª, ou a convidada norte-americana Louisa Chirico.