sexta-feira, 15 de maio de 2015

Suárez prova grande fase e elimina Kvitova

Roma (Itália) - O melhor momento da espanhola Carla Suárez na carreira teve mais um capítulo nesta sexta-feira com a quebra de algumas marcas. A número 10 do mundo encerrou a série de oito vitórias seguidas da tcheca Petra Kvitova, 4ª, e garantiu vaga na semifinal do WTA de Roma ao vencer a 30ª partida na temporada, com parciais de 6/3 e 6/2.
O saibro italiano viu a espanhola de 26 anos bater jogadoras do top 10 em sequência pela primeira vez. Nas quartas de final, ela havia eliminado a canadense Eugenie Bouchard, 6ª.
Na semifinal inédita em Roma, Suárez tem mais um grande teste. Ela encara a romena Simona Halep, vice-líder do ranking mundial, com desvantagem de 5 a 4 no retrospecto. A espanhola já garantiu seu melhor ranking, ganhando uma posição, e se for à final assume o 8º posto na WTA, o que seria importante na definição das cabeças de chave para Roland Garros.
Mesmo sem o saque potente de Kvitova, Suárez foi muito firme no serviço nesta sexta. Uma quebra no game inicial do confronto lhe colocou em vantagem e ela só enfrentou break points ao sacar em 4/3.
A tcheca não aproveitou e perdeu seis games seguidos. Quando a espanhola liderava por 4/0, a canhota esboçou reação, devolvendo uma das quebras e criando um break point no 4/2. O momento voltou para Suárez, que confirmou o serviço e ainda superou o serviço de Kvitova outra vez para avançar após 1h13.
Surpresa - No duelo inesperado entre qualifiers, a russa Daria Gavrilova, 78ª, levou a melhor sobre a norte-americana Christina McHale, 65ª. A ex-número 1 do mundo juvenil, que em Miami surpreendeu a compatriota Maria Sharapova, avançou com 6/2 e 6/4 e deve ganhar mais de 30 posições na WTA.
Aos 21 anos, a jogadora pode reencontrar Sharapova em sua primeira semifinal no circuito. A 3ª colocada encerra a programação desta sexta diante da bielorrussa Victoria Azarenka, 29ª