segunda-feira, 13 de abril de 2015

Bia fura quali e joga primeiro WTA no exterior

Bogotá (Colômbia) - Pela primeira vez na carreira, Beatriz Haddad Maia disputará um WTA fora do Brasil. Neste domingo ela passou pela segunda e última rodada do qualificatório no saibro de Bogotá, ao derrotar por 6/3 e 6/4 a argentina Florencia Molinero, 233ª colocada no ranking.
Bia já havia disputado as chaves principais de torneios WTA no Brasil, em Florianólis em 2013 e 2014, e no Rio de Janeiro em 2014 e 2015. Em Santa Catarina, sua melhor campanha fora a segunda rodada há dois anos, no Rio, ela foi às quartas no último mês de fevereiro.
A canhota paulista de 18 anos agora espera a definição de toda a rodada deste domingo para saber quem será sua próxima adversária. Seis são as opções disponíveis: A austríaca Patricia Mayr-Achleitner, a convidada local Maria Herazo Gonazalez, a israelense Julia Glushko, a eslovaca Kristina Kucova, a americana Nicole Gibbs ou a cabeça 2 portorriquenha Monica Puig.
Em jogo de 1h33 neste domingo, Bia começou em ritmo arrasador, vencendo os três primeiros games e tendo outras nove chances de quebra no saque da rival no primeiro set, enquanto fechou a parcial sem ter o serviço ameaçado. No segundo set, Bia abriu 4/0 e mesmo permitindo que a rival devolvesse uma das quebras, ela tinha uma margem bastante tranquila.
Atualmente ocupando o 192º lugar no ranking mundial, Bia deverá subir no ranking desta segunda-feira graças aos 13 pontos referentes a uma vitória quali de Charleston na semana passada. Ela ainda terá pelo menos mais 18 pontos pela campanha na Colômbia, que cairão na atualização dia 20 de abril, somados ao que ela conseguir pela chave principal.