domingo, 12 de abril de 2015

Azarenka usa a Fed para ser embaixadora do país

Minsk (Belarus) - A missão de ser a principal tenista de seu país faz com que Victoria Azarenka tenha um motivo especial parajogar a Fed Cup. A ex-número 1 do mundo quer se tornar uma espécie de embaixadora do esporte em Belarus. Na próxima semana, Azarenka vai a Tóquio e lidera a equipe de seu país no duelo contra o Japão entre 18 e 19 de abril.
"Ainda que seja importante em nível pessoal, é mais importante para o país", disse Azarenka ao site da ITF. "Eu sinto que tenho um pouco de obrigação, mas também é parte da minha paixão por desenvolver o tênis em Belarus. Se eu jogar por meu país consigo esse impacto".
"Isso é o que eu gostaria para as jovens jogadoras entendessem. É algo maior do que apenas você. Precisamos fazer o esporte crescer em nosso país e em todo o mundo e eu adoraria compartilhar essa experiência".
Na equipe que enfrenta o Japão pelos playoffs do Grupo Mundial II da Fed Cup, Azarenka se junta à experiente Olga Govortsova e às jovens Aliaksandra Sasnoviche e Vera Lapko, repetindo o grupo que participou do Zonal Europeu em fevereiro.
"Temos duas meninas muito jovens na equipe e é incrível para mim ver que temos talento vindo de Belarus. Então eu realmente gosto disso e eu estou ansiosa para jogar novamente", disse Azarenka, que teve uma queda acentuda no ranking no ano passado por conta de lesões no pé esquerdo e joelho, e hoje ocupa o 32º lugar.
Apesar de já estar com 25 anos de idade e ter 21 partidas de Fed Cup no currículo, Azarenka passará por uma experiência inédita de participar de um fim de semana de confronto, já que em anos anteriores ela participou de eliminatórias regionais, disputadas em grupos.
"Nós sempre jogamos nos grupos e há alguns, quando estávamos no Grupo Mundial e enfrentamos os Estados e eu não pude jogar. Vai ser algo novo para mim".