quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Titular do Brasil na Olimpíada deixa o Milan para brilhar com azarão na Série B da Itália

DIVULGAÇÃO
Gabriel no Carpi, pela segunda divisão da Itália
Gabriel no Carpi, pela segunda divisão da Itália
Tente lembrar quem entrou em campo na final do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Londres-2012 pela seleção brasileira. Thiago Silva, Marcelo, Leandro Damião, Oscar, Lucas, Hulk, Pato e Neymar são atletas sempre em evidência que atuaram naquela derrota por 2 a 1, para o México. Também estiveram lá os laterais Rafael, do Manchester United e Alex Sandro, do Porto, o zagueiro Juan Jesus, da Internazionale e os volantes Sandro, do Queens Park Rangers e Rômulo, do Spartak Moscou.
A lembrança do goleiro titular na conquista da medalha de prata do Brasil, Gabriel Vasconcelos Fereira, é mais remota.
Gabriel foi negociado pelo Cruzeiro com o Milan ainda antes de se tornar profissional, em 2012, aos 19 anos. Apesar de ter herdado a vaga de camisa 1 da seleção de Mano Menezes em Londres superando o mais experiente Neto, da Fiorentina, depois de Rafael, ex-Santos e hoje no Napoli, ter sido cortado por lesão, Gabriel segue sendo um desconhecido do grande público do seu país e da terra aonde joga, a Itália, já que foi reserva na maioria dos jogos das duas temporadas em que esteve no Milan.
O empréstimo para outro 'novato', o Carpi, no meio de 2014, não parecia muito sedutor em termos de produção, o time do Centro-Norte da 'Bota' jamais havia disputado sequer a Série B do campeonato nacional até o ano passado.
Encerrado o primeiro turno da competição, porém, o Carpi não só integra o grupo dos que hoje estariam promovidos à elite do futebol italiano, como é o líder, deixando para trás Livorno, Bologna, Bari, Catania e Brescia, tradicionais equipes locais.
"É uma surpresa, com certeza. Quando cheguei aqui, o time era pequeno pra realidade da Série B, sempre esteve em categorias inferiores. Carpi é uma cidade duns 60 mil habitantes, uma cidade bacana, muito arrumadinha, organizada. O time tem um dono, como acontece sempre na Itália, e com o pouco que têm eles estão fazendo muita coisa. São muito esforçados, organizados, são pessoas que acreditam no projeto e que querem que dê certo. É uma realidade completamente diferente do Milan, e tem feito muito bem pra mim conhecer esse lado", conta Gabriel ao ESPN.com.br.
GETTY
Seleção brasileira na final da Olimpíada de Londres-2012
Seleção brasileira na final da Olimpíada de 2012
Jogar a segunda divisão não é o que o mineiro de Unaí imaginava ao conquistar a confiança de um gigante da Europa mostrando talento apenas nas categorias de base do Cruzeiro e da seleção brasileira - foi campeão mundial sub-20 em 2011.
"Às vezes a gente quer que as coisas aconteçam muito rápido, no nosso tempo e tudo tem um tempo certo. Quando cheguei no Milan, tive oportunidade de jogar alguns jogos, mas o time não estava num momento tão bom, é difícil. Mas foram dois anos maravilhosos, em que aprendi muito, cresci muito", diz o garoto, que ao ser contratado foi tratado como um membro da família pelos goleiros do Milan, como Abbiati. "Os filhos deles tinham a minha idade, os goleiros mais velhos me ajudaram muito, até hoje temos contato."
Gabriel amadureceu ao ponto de nem questionar o porquê de ter sumido da seleção brasileira após a Olimpíada. "Não tive uma sequência no Milan, eu mesmo se tivesse sendo o treinador não iria me convocar, porque pro goleiro é muito importante ter uma sequência."
REUTERS
Gabriel com Robinho e Kaká no Milan
Gabriel com Robinho e Kaká no Milan
No Carpi, Gabriel é titular absoluto e daqui em diante, naturalmente, ele espera confirmar o início promissor de sua carreira. No Carpi, no Milan ou em outro lugar.
"É muito difícil conseguir esse acesso pra Série A, é muito complicado, são 22 times, só o primeiro e o segundo sobem direto. Vamos avaliar as situações, se acontecer o acesso, muitas portas vão se abrir. Prefiro pensar no próximo treino, em amanhã e em continuar fazendo bem as coisas. Espero ter muitas decisões a fazer ano que vem."
Em ano do título, Milan contou com gols de Ibrahimovic e Nesta para bater a Roma, em 2011
ESPN NA TV
Futebol Internacional
+ destaques»

Campeonato Inglês: Manchester United x Newcastle