segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Na Rússia, Zenit curte o inverno europeu folgado na liderança; Dinamo, de Valbuena, é a ameaça



GETTY IMAGES
Hulk foi o melhor jogador do Zenit no Campeonato Russo até aqui
Hulk foi o melhor jogador do Zenit no Campeonato Russo até aqui
Tradicionalmente e principalmente por questões meteorológicas, o Campeonato Russo para entre os meses de dezembro e fevereiro. A bola volta a rolar nos gramados russos apenas em março do ano que vem, e até lá o Zenit São Petersburgo será visto na ponta da tabela, com folga.
Após 17 rodadas, pouco mais do que um turno, a classificação aponta: Zenit, 41; CSKA Moscou, 34; Dinamo Moscou, 32. Aparentemente, estes são os três postulantes ao título da temporada - e vale ressaltar que o Dinamo tem um jogo a menos, partida fora de casa contra o Amkar Perm atrasada da décima rodada.
Sob o comando de André Villas-Boas, o Zenit tem sobrado na Rússia, apesar da decepção na Liga dos Campeões. Foi eliminado na fase de grupos e mandado para a Liga Europa, onde terá pela frente o PSV Eindhoven.
No Russão, são 17 jogos, com 13 vitórias, dois empates e duas derrotas. Detém o melhor ataque da competição, com 41 gols, e a melhor defesa, dez sofridos. Tem, também, um dos artilheiros do torneio, Hulk, com oito, empatado com o israelense Bibras Natkho, do CSKA. O atacante brasileiro é o melhor jogador do campeonato.
ESPN
Mapa de movimentação do Zenit na Champions evidencia dependência por Hulk e Danny, pelos lados do campo
Mapa de movimentação do Zenit na Champions evidencia dependência por Hulk e Danny, pelos lados do campo
O time varia entre o 4-3-3 e o 4-2-3-1. A defesa foi formada por Yuri Lodygin no gol e os quatro defensores à frente dele: Igor Smolnikov, Ezequiel Garay, Nicolas Lombaerts e Domenico Criscito. No meio, Axel Witsel é titular absoluto e ponto de variação no esquema tático, já que pode atuar como meia recuado ou mais avançado. Viktor Faizulin e Javi García foram seus companheiros mais frequentes.
Já no ataque, Salomón Rondón é a referência, com Hulk e Danny encostando, além de Oleg Shatov. Foram oito vitórias nas oito primeiras rodadas, estabelenco novo recorde da Premier League russa e garantindo a boa vantagem.
Como o mercado de inverno deve ser pouco movimentado na Rússia, a tendência é que os times não façam grandes contratações.
GETTY
Valbuena custou 7,5 milhões de euros ao Dinamo Moscou
Valbuena custou 7,5 milhões de euros ao Dinamo Moscou
Na cola do Zenit, o Dinamo é quem aparece com mais força. A cada semana Mathieu Valbuena está mais adaptado ao país e aos novos companheiros, e assim vai rendendo muito bem. Além dele, Aleksandr Kokorin segue evoluindo e faz, até aqui, a melhor temporada da curta carreira.
O CSKA, do titular Mário Fernandes e do reserva Vitinho, parecia no início da temporada que lutaria pra valer com o Zenit, mas a sequência de três derrotas seguidas em novembro derrubou essas pretensões. O marfinense Seydou Doumbia segue jogando muito, já tem sete gols e é, de acordo com a imprensa inglesa, alvo do Chelsea para esta janela de transferências.
Vale destacar também o Krasnodar, dos brasileiros Ari, Joãozinho e Wanderson, que chegou a estar na segunda colocação. Decepciona muito até aqui o Spartak Moscou, apenas sexto com 29 pontos, que inaugurou seu novo estádio, de Copa do Mundo, a Otkrytie Arena. Sobre estádios do Mundial de 2018, o Rubin Kazan também promoveu a abertura de sua nova casa, a Kazan-arena.
O Campeonato Russo, que teve seis trocas de técnicos até aqui, volta na primeira semana de março. Com transmissão dos canais ESPN. Tem alguma dúvida sobre o Russão 2014-15? É só colocar nos comentários abaixo.