segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Falida após 'tapetão', Portuguesa atrasa pagamentos e começa a perder atletas na Justiça

DIEGO GARCIA/ESPN.COM.BR
Clube tradicional de São Paulo e do Brasil, Portuguesa está falida
Clube tradicional de São Paulo e do Brasil, Portuguesa está falida
Em crise desde a queda à Série B no "tapetão" na temporada passada, a Portuguesa parece estar caindo em um poço sem fundo. O ESPN.com.br apurou que o clube está praticamente falido, tem atrasado pagamentos de jogadores há meses e começa até a perder atletas na Justiça. O rebaixamento ocorrido por meio do STJD em 2013 fez com que a agremiação deixasse de ganhar múltiplas quantias em cotas de TV e patrocínios, o que, aliado ao legado econômico precário que teria sido deixado pela última gestão, vem colocando um dos principais times do Brasil em maus lençóis. 
O volante Rafael Coutinho já conseguiu liberação na Justiça, por exemplo. A reportagem confirmou que o atleta obteve liminar que o liberou do clube por causa do atraso salarial. Ele, que chegou no início do ano, estava afastado há algum tempo, não vinha jogando e muito menos recebendo. Seu último salário depositado em conta foi no dia 30 de maio. Desde então, o jogador não recebia sequer o FGTS que deveria ser obrigatoriamente depositado, já que seu contrato era registrado na CLT.
A decisão da juíza em julgamento ocorrido na semana passada concedeu ao volante uma liminar que o deixa livre para acertar com qualquer outro time. "Saiu na sexta uma liminar liberando o Rafael Coutinho por mora salarial, FGTS, afastamento e direito ao livre exercício do trabalho", disse Leonardo Lapota, advogado do atleta, à reportagem. Seu vínculo com a Lusa já será retirado da CBF e da Fifa.
Outro exemplo obtido pela reportagem é com relação aos pagamentos de FGTS de alguns jogadores. Conforme uma fonte ligada ao clube, o atleta Valdomiro, por exemplo, não tem seus depósitos do Fundo de Garantia feitos de forma correta desde o ano passado. A situação se repete com outros do elenco, que também estariam com os vencimentos atrasados. 
ESPN.com.br apurou que a situação econômica atual do clube é extremamente alarmante, o que explica os atrasos salariais de parte do elenco. Ainda existem centenas de processos judiciais trabalhistas em curso na Justiça contra a Portuguesa. A coisa também não está boa dentro de campo. uma vez que a equipe rubro-verde está na penúltima colocação da Série B, na zona do rebaixamento e é séria candidata a cair à terceira divisão.
A equipe perdeu milhões por causa da inesperada queda à Série B, já que as cotas pagas pela TV Globo aos clubes que disputam a segunda divisão é consideravelmente menor. Os patrocínios da Lusa também despencaram no período e o ambiente político vive momento tenso, a partir do momento em que o clube vive péssimo momento financeiro.
A Portuguesa havia permanecido no Campeonato Brasileiro dentro de campo na temporada passada, mas caiu depois de polêmica decisão do STJD que tirou pontos do clube em jogo contra o Grêmio. O motivo foi a escalação irregular de Héverton, que entrou nos minutos finais do confronto válido pela última rodada. Quem se beneficiou foi o Fluminense, que tinha sido rebaixado, mas permaneceu na elite com a tragédia lusitana.


A reportagem tentou neste domingo entrar em contato com o presidente Ilídio Lico para comentar a saída de Rafael Coutinho na Justiça, os atrasos salariais e a situação econômica complicada da Portuguesa, mas não conseguiu contato até a publicação da matéria.