terça-feira, 29 de julho de 2014

Após 18 anos, Grêmio anuncia retorno de Felipão

GETTY
Scolari aprovou a atuação do Brasil diante de Camarões
Luiz Felipe Scolari está de volta ao Grêmio
O Grêmio anunciou nesta terça-feira que Luiz Felipe Scolari é o novo técnico da equipe. Ele retorna à equipe de Porto Alegre após 18 anos, já que comandou o clube entre 1993 e 1996, conquistando uma Libertadores, um Campeonato Brasileiro, uma Copa do Brasil, uma Recopa e três Campeonatos Gaúchos.
Segundo informou o clube de Porto Alegre, Felipão chega à capital do Rio Grande do Sul nesta quarta, e será apresentado às 11h (horário de Brasília), na Arena do Grêmio.
"Luiz Felipe Scolari é o novo técnico do Grêmio. Treinador retorna ao comando do Tricolor depois de 18 anos. Bem-vindo, Felipão!", escreveu o time gaúcho, em seu Twitter.
A negociação foi toda resolvida nesta terça. O presidente gremista, Fábio Koff, viajou a São Paulo para se encontrar com o treinador e chegou rapidamente a um acordo. Segundo o jornal Zero Hora, o contrato de Scolari com o Grêmio irá até 2016.
"Estou muito contente e retornar ao clube que sempre tive carinho. Quero realizar novamente um grande trabalho no Grêmio. Estarão junto comigo o Murtosa e Ivo Wortmann que farão um trabalho integrado com a base do Grêmio", disse Felipão, através de sua assessoria de imprensa
O último trabalho de Felipão foi na seleção brasileira. Ele comandou a equipe nacional entre 2012 e 2014, conquistando a Copa das Confederações em 2013. Na Copa do Mundo, caiu na semifinal, perdendo de goleada por 7 a 1 para a Alemanha. Na decisão do bronze, perdeu por 3 a 0 para a Holanda e terminou o Mundial em 4º lugar.
GAZETA PRESS
Luiz Felipe Scolari Felipão Grêmio Palmeiras Campeonato Brasileiro 1995 01/10/1995
Felipão está de volta à casamata gremista
Já o último clube comandado por Scolari foi o Palmeiras, entre 2010 e 2012. No Palestra Itália, ele ganhou uma Copa do Brasil (inclusive eliminando o Grêmio na semifinal), mas acabou demitido em meio ao Brasileirão 2012, durante a péssima campanha que culminou com o rebaixamento alviverde para a Série B.
Essa será a terceira passagem de Luiz Felipe Scolari, de 65 anos, pelo tricolor gaúcho (1987 e 1993-1996). Ele esteve à frente da equipe em 352 jogos, com 11 títulos conquistados.
Ao todo, o treinador já comandou 17 equipes diferentes na carreira: CSA, Juventude, Brasil de Pelotas, Al-Shabab, Grêmio, Goiás, Al Qadisiya, Criciúma, Al-Ahli, Júbilo Iwata, Palmeiras, Cruzeiro, Chelsea, Bunyodkor e seleções do Brasil, Portugal e Kuwait.
Entre seus títulos mais importantes, estão a Copa do Mundo de 2002, pelo Brasil, duas Libertadores, por Palmeiras e Grêmio, três Copas do Brasil (Criciúma, Grêmio e Palmeiras) e um Brasileirão, pelo Grêmio, entre muitas outras taças.
Mauro cita falta de reciclagem de Felipão e vê Tite como exemplo


Marin evita falar em demissão e rasga elogios ao trabalho de Felipão na seleção brasileira; veja