sexta-feira, 13 de junho de 2014

Diário alemão da Copa: Dia #8, vamos falar do time titular da Alemanha?

Coletiva de imprensa com Joachim Löw
Coletiva de imprensa com Joachim Löw
Começou a Copa! Se alguém ainda achava que não ia ter Copa, é bom mudar de opinião... A bola rolou e na vila de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, a rotina pouco mudou. Isso porque a rotina já é tranquila, então, as pessoas apenas se reuniram em alguns bares e restaurantes e torceram pelo Brasil. Nada de buzinaço, rojões e muito menos manifestações.
Enquanto isso, o assunto começa a ficar mais sério na seleção alemã. Depois de conquistar o título de seleção mais simpática do Mundial, o time agora quer ficar com a taça oficial.
A programação desta quinta-feira foi alterada. O treino, inicialmente marcado para a tarde, acontece de manhã. Joachim Löw falou com a imprensa a parti de 12h, e de longe foi a melhor coletiva até aqui. Pontos importantes:
- O time vai jogar por Marco Reus, cortado um dia antes da viagem para o Brasil;
- Treino na quarta foi de duas horas, quase levando ao extremo seus jogadores, justamente para sentir o calor das 13h, mesmo horário do jogo contra Portugal;
- Nesta quinta o treinamento foi alterado porque os jogadores não estão acostumados a esse calor intenso. Preferiram preservá-los;
- Manuel Neuer deve ser titular contra os portugueses;
- Sobre a temperaturas altas, disse que os jogadores sentiram muito nos dois primeiros dias, mas que agora estão se adaptando bem;
- Acha que Özil silenciou os crítico na vitória sobre a Armênia por 6 a 1 e que agora ele está na melhor condição física;
- Manteve a dúvida sobre a função de Lahm: pode jogar como lateral ou volante, mas indicou que deve ser no meio;
- Ressaltou que não há um time titular fixo, e que vai mudar a equipe durante a competição. No entanto, não haverá surpresas no sistema de jogo;
- As temperaturas podem decidir a Copa do Mundo (respondendo à pergunta que fiz);
- Quem sair do banco, vai fazer a diferença para a Alemanha.
Depois de tudo isso, já começo a montar o time titular para enfrentar Portugal nesta segunda-feira, às 13h, em Salvador. Meu palpite, que pode mudar nos próximos dias, a seguir.
Manuel Neuer, Jérôme Boateng, Mats Hummels, Per Mertesacker e Benedikt Höwedes; Philipp Lahm e Bastian Schweinsteiger; Mesut Özil, André Schürrle e Mario Götze; Thomas Müller.
Tenho três grandes dúvidas. Na coletiva desta quinta, Löw afirmou que pode jogar com quatro zagueiros formando a linha de defesa, quatro jogadores altos. Isso pesa a favor de Boateng na lateral, mas Lahm pode fazer a função e Sami Khedira entrar no meio-campo.
Há ainda a posição de centroavante. Tenho apostado que Miroslav Klose será poupado por Löw do time titular, iniciando com Müller como falso 9. O jogador da Lazio não tem condição física para aguentar a primeira fase jogando sempre.
Por fim, a vaga de Marco Reus no time titular. Pelo talento disponível, eu nunca questionaria a entrada de Götze, craque na minha opinião. Mas pela forma de trabalho de Löw, as últimas escalações nos amistosos, pode haver uma surpresa. Talvez Toni Kroos, talvez Lukas Podolski (que rende melhor na seleção saindo do banco).
Até domingo, quem sabe, tenhamos uma definição melhor.