domingo, 27 de abril de 2014

Sharapova arrasa, vai à decisão e segue no top 10

Stuttgart (Alemanha) - Campeã do Premier de Stuttgar nas duas últimas temporadas, a russa Maria Sharapova vai disputar sua terceira final consecutiva do torneio alemão. Neste sábado ela não só garantiu mais uma vez a vaga na decisão, como também definiu sua arriscada presença no top 10.
No duelo com a italiana Sara Errani, a primeira semifinal do dia, Sharapova precisava vencer para seguir entre as 10 melhores do mundo. A musa russa não poderia dar uma resposta melhor a tal pressão do que conseguir uma vitória maiúscula com arrasadores 6/1 e 6/2, em apenas 59 minutos.
A disputa do título ficará entre duas ex-número 1 do mundo, já que a russa espera agora pela vencedora do duelo 100% sérvio entre Ana Ivanovic e Jelena Jankovic. Contra as duas possíveis rivais na final, Sharapova tem histórico positivo, venceu sete dos nove embates com Ivanovic e oito em nove com Jankovic.
Defendendo o título em Stuttgart, a siberiana podia cair da atual nona colocação para a 11a em caso de derrota neste sábado.  Com a vitória sobre Errani e a vaga na decisão, ela garantiu ao menos o 10oposto na lista da WTA e em caso de nova conquista no saibro alemão, Sharapova manterá como a atual 9 do mundo.
O retrospecto contra Errani é totalmente favorável a Sharapova, que segue sem perder sets para a italiana. Este foi o quinto encontro entre as duas e o com o placar mais elástico em favor da russa, que nos outros quatro duelos havia perdido no mínimo cinco games para a rival.
A supremacia da russa na partida deste sábado foi tamanha que ela somou mais do que o dobro de pontos de Errani (53 a 26).  Muito disso foi em função da desastrosa atuação da italiana no serviços, vencendo somente 10 dos 35 pontos disputados. Tal desempenho proporcionou a Sharapova oito chances de quebra, das quais seis foram concretizadas.