segunda-feira, 7 de abril de 2014

Petkovic conquista em Charleston seu maior título

Charleston (EUA) - Os anos de luta contra sucessivas lesões valeram à pena para a alemã Andrea Petkovic, que neste domingo reencontrou o caminho das conquistas e triunfou no Premier de Charleston. Na final, ela derrotou a surpreendente eslovaca Jana Cepelova em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/2, faturando sua terceira taça da carreira.
Algoz da norte-americana Serena Williams, na segunda rodada, Cepelova acabou derrotada pela cabeça de chave 14 na decisão, mas não antes sem assustar a rival. A eslovaca chegou a ter set point na parcial inicial, quando Petkovic sacava com 4/5 e placar no game de 30-40. Só que a alemã conseguiu escapar e venceu três games seguidos para largar na frente.
Com a dianteira no marcador, Petkovic começou arrasadora no segundo set e abrir 5/0 sobre a eslovaca. Até houve uma reação de Cepelova, que descontou dois games, mas parou por aí e viu a germânica sacramentar o triunfo no oitavo game. A conquista no saibro verde de Charleston redeu 470 pontos no ranking para a alemã e um cheque de US$ 120 mil.
Atual 40 do mundo, a alemã de origem bósnia vai dar um bom salto no ranking, indo para o 28º posto. Por sua vez, a vice-campeã do torneio norte-americano também ganhará terreno na lista da WTA. Cepelova levará 305 pontos, além da premiação de US$ 64, o que a fará sair do atual 76º lugar para a 51ª colocação.
Petkovic revelou que a conquista teve um gosto especial, pois além de ser seu primeiro Premier da carreira foi na Carolina do Sul, estado em que é disputado o torneio, que seu pai estudou. "Infelizmente ele não pode vir neste ano. Sou muito orgulhosa de tudo o que ele alcançou na vida", disse a alemã.
"É curioso como o destino arruma as coisa às vezes. Conquistei meu maior título justamente na Carolina do Sul, onde meu pai fez a universidade. Isso é uma honra, uma benção para mim", declarou Petkovic, que antes deste título havia triunfado apenas nos WTA International de Estrasburgo, em 2011, e de Bad Gastein, em 2009. Ela ainda tem outros cinco vices, nenhum deles de Premier.