segunda-feira, 31 de março de 2014

Atlético-MG leva susto no início, mas reage contra o América-MG e faz final contra o Cruzeiro

Gazeta Press
Neto Berola marcou o gol do Atlético-MG no empate em 1 a 1 com o América-MG. O Cruzeiro será o rival na final do Estadual
Neto Berola marcou o gol do Atlético-MG no empate em 1 a 1 com o América-MG. O Cruzeiro será o rival na final do Estadual
O Atlético-MG empatou em casa com o América-MG em 1 a 1 neste domingo, no estádio Indepedência, em confronto válido pelo jogo de volta das semifinais do Campeonato Mineiro. Com o resultado, o time alvinegro se classificou para a decisão estadual, na qual faz outro clássico, desta vez contra o arquirrival Cruzeiro. Já o América-MG deu adeus à competição.
Com melhor campanha na primeira fase e a goleada por 4 a 1 feita no jogo de ida, o Atlético podia perder por até três gols de diferença que iria à final. Essa vantagem fez o time alvinegro entrar relaxado, porque o América abriu o placar logo aos quatro minutos de jogo, com Carlos Renato. No segundo tempo, o Galo acordou e Neto Berola empatou logo aos dois minutos.
A decisão contra o Cruzeiro começa no próximo domingo.
O jogo
A partida mal tinha começado no Independência, quando a zaga do Galo vacilou e permitiu Carlos Renato receber lançamento com liberdade e tocar na saída de Victor abrindo os trabalhos no Horto. A jogada gerou muitas reclamações dos atleticanos, que entendem que o jogador do Coelho dominou a bola com as mãos, o que foi claramente mostrando nas imagens da TV.
O gol do América-MG no começo da partida esquentou o clássico, que passou a apresentar nervosismo e jogadas violentas de ambos os lados, situação controlada com a aplicação de vários cartões amarelos. Após se recuperar do gol dos americanos, o Galo passou a controlar a posse de bola, aguardando o momento para encaixar a jogada fatal.
Esperto, o Coelho procurou surpreender nos contra-ataques, o que deixou a partida movimentada e com muita disputa de bola no meio-campo. Pelas laterais, o América-MG procurou atacar mais pela direita, explorando as costas de Dátolo, enquanto o Galo usou a esquerda com a velocidade de Marion e Neto Berola.
Aos 22, Marion chegou bem à linha de fundo e cruzou para a aérea, o avante Jô tentou um desvio de letra, com a bola passando muito perto da trave de Matheus, em um bom momento dos alvinegros. Após os 30 minutos, o maior volume de jogo dos atleticanos obrigou o time de Moacir Júnior a recuar as linhas de marcação para ir para o vestiário em vantagem no jogo.
Logo na volta para a etapa final, o Atlético-MG chegou ao empate através dos pés de Neto Berola. O Galo cobrou falta para a área, o zagueiro César Lucena tentou cortar e ajeitou para Berola, que de primeira mandou a bomba para estufar as redes de Matheus empatando o jogo no Horto e enlouquecendo o torcedor alvinegro.
A igualdade no marcador deu confiança para os atleticanos, que passaram a dominar as ações ofensivas. A situação do Coelho no jogo se complicou de vez aos oito minutos, quando Carlos Renato fez falta em Neto Berola e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso de campo. Com um atleta a mais em campo, o time de Paulo Autuori intensificou a pressão em busca da virada.
Jô e Dátolo perderam boas chances de marcar para o Galo. Acuado, o América-MG passou a ameaçar somente em lances esporádicos, como em chute cruzado de Obina aos 22 minutos. A resposta dos alvinegros veio na sequência com Jô, que girou em cima da zaga, mas errou o alvo na hora do arremate.
O Atlético-MG continuou criando boas tramas ofensivas, mas desperdiçando várias chances de virar o placar. Aos 30, Obina fez falta em Alex Silva e recebeu cartão vermelho direto deixando o Coelho com dois atletas a menos. Aos 34, Guilherme obrigou Matheus a fazer grande defesa evitando a virada. Apesar dos esforços, o Galo não conseguiu vazar o goleiro americano, que segurou o empate até o fim.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 X 1 AMÉRICA-MG
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 30 de março de 2014, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (CBF/FMF)
Assistentes: Pablo Almeida Costa (CBF/FMF) e Marconi Helbert Vieira (CBF/FMF)
Cartões amarelos: Guilherme, Dátolo, Neto Berola e Edcarlos (Atlético-MG); Leandro Guerreiro, Obina, Andrei Girotto e Carlos Renato (América-MG)
Cartões vermelhos: Carlos Renato e Obina (América-MG)
Gols:
ATLÉTICO-MG: Neto Berola, aos dois minutos do segundo tempo
AMÉRICA-MG: Carlos Renato, aos quatro minutos do primeiro tempo
ATLÉTICO-MG: Victor; Alex Silva, Edcarlos, Otamendi e Dátolo; Claudinei, Leandro Donizete (Eduardo), Guilherme e Marion; Neto Berola (Carlos) e Jô (André)
Técnico: Paulo Autuori
AMÉRICA-MG: Matheus; Elsinho, César Lucena, Lula e Gilson; Andrei Girotto (Diego), Carlos Renato, Leandro Guerreiro e Tchô (Cleyton); Ricardinho (Elvis) e Obina
Técnico: Moacir Júnior