sábado, 16 de novembro de 2013

Brasil vira sobre a Rússia e decidirá Copa dos Campeões contra o Japão

Divulgação/FIVB
Vôlei Copa dos Campeões Brasil Sheilla Fabiola Rússia 16/11/13
Brasil, de Sheilla (última à dir.), virou sobre a Rússia e dcidirá a Copa dos Campeões contra o Japão 
Em um dos maiores clássicos do voleibol mundial na atualidade, a seleção brasileira feminina de vôlei levou a melhor e venceu a Rússia de virada neste sábado por 3 sets a 1, com parciais de 18/25, 25/18, 25/22 e 25/19, e ficou muito próxima de conquistar o título da Copa dos Campeões.

O título poderia até ter sido ganho pelo time de José Roberto Guimarães horas depois, quando o Japão entrou em quadra, também em Tóquio. Mas as donas da casa venceram a República Dominicana por 3 sets a 0, com parciais de 25/17, 25/19 e 29/27, e evitaram a festa verde e amarela por antecipação.

Agora, o jogo entre ambas as seleções a partir das 7h (horário de Brasília) deste domingo valerá o título. Invicto e com apenas dois sets cedidos em quatro partidas no torneio, o Brasil soma 12 pontos e leva vantagem no duelo final, já que pode perder por 3 sets a 2.

Caso o Japão vença por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1, a equipe vencedora da Copa dos CAmpeões só será definida pelos critérios de desempate, que levam em conta médias de sets vencidos e pontos marcados.
Se confirmar o favoritismo e conquistar o bicampeonato da Copa dos Campeões, o time comandado por José Roberto Guimarães fechará a temporada com chave de ouro. Neste ano, a seleção brasileira já foi campeã do Grand Prix, do Sul-Americano e dos torneios de Montreux e Alassio.
O jogo - Aproveitando-se dos contra-ataques, a Rússia abriu 7 a 4 logo no início. Depois, o Brasil ainda conseguiu reagir e virou o jogo em 11 a 10, porém, novamente sofreu a virada logo na sequência. Depois de ir à segunda parada perdendo por 16 a 14, as brasileiras não conseguiram se recuper e perderam a primeira parcial.
Com uma postura diferente, o Brasil voltou ao segundo set decidido a reverter a situação. Impondo um forte ritmo de jogo, a equipe impressionou ao ir à primeira parada técnica vencendo por 8 a 1. No entanto, na sequência, as russas voltaram a entrar na partida e encostaram no placar. Apesar de verem a vantagem diminuindo, o experiente time brasileiro manteve a calma para voltar a ficar em uma situação confortável e empatar o jogo.

Com o 1 a 1 no placar, a terceira parcial começou bem equilibrada. Embalada após conseguir o empate, a equipe verde e amarela manteve dois pontos de vantagem no começo, mas sofreu a virada em 11 a 10. O empate só foi alcançado em 16 a 16. A partir daí, o Brasil virou o jogo em 19 a 18 e se manteve à frente para garantir a virada.

Disposto a somar três pontos com o resultado positivo, o Brasil entrou no quarto set superior e foi à primeira parada técnica vencendo por 8 a 5. Os três pontos de vantagem continuaram durante grande parte da parcial e as brasileiras ainda dispararam no final para confirmarem a vitória, com o último ponto feito após ótimo bloqueio triplo.

Depois do fim da partida, Fernanda Garay, que marcou 17 pontos, foi eleita a melhor jogada do confronto. Ainda pelo time brasileiro, Fabiana também jogou bem e marcou 14 pontos. Pela Rússia, as melhores jogadoras foram Natalia Malykh e Liubov Shashkov, com 16 e 13 pontos, respectivamente.
Veja os resultados dos jogos do Brasil na competição:
12/11 - Brasil 3 x 0 Estados Unidos
13/11 - Brasil 3 x 0 Tailândia
15/11 - Brasil 3 x 1 República Dominicana
16/11 - Brasil 3 x 1 Rússia