quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Venus surpreende e elimina Azarenka em Tóquio

Tóquio (Japão) - Principal favorita no Premier de Tóquio, a bielorrussa Victoria Azarenka entrou direto na segunda rodada do torneio e logo em sua estreia acabou surpreendida pela norte-americana Venus Williams, que despachou a número 2 do mundo em sets diretos, com placar final de 6/2 e 6/4, depois de 1h21 de partida.
Apesar de ter três títulos na temporada, um deles do Australian Open, e estar 61 colocações à frente de Venus no ranking, a bielorrussa nunca venceu a mais velha das irmãs Williams, acumulando a terceira derrota seguida. Na próxima fase, a norte-americana de 33 anos vai medir forças com a romena Simona Halep.
Cabeça de chave 13, Halep ficou quase duas horas em quadra para derrotar a alemã Andrea Petkovic e conseguiu concretizar o triunfo em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-4) e 6/3. Será a terceira vez que Halep irá medir forças com Venus, que levou a melhor nos dois embates anteriores, ambos no ano passado e sobre o saibro.
Outra favorita que não resistiu à estreia foi a italiana Sara Errani, superada pela russa Svetlana Kuznetsova em dois sets, ambos com placar de 6/4. Pelas oitavas de final, a russa vai medir forças com a cabeça de chave número 15, a romena Sorana Cirstea, responsável pela eliminação da atleta da casa Misaki Doi com tranquilos 6/1 e 6/2.
Na metade de baixo da chave, as principais candidatas ao título não deram chance para surpresas e avançaram. Segunda pré-classificada, a polonesa Agnieszka Radwanska derrotou a canadense Aleksandra Wozniak por 2 sets a 0, com placar final de 7/6 (7-5) e 6/0. Ela agora encara a eslovaca Dominika Cibulkova, que bateu a australiana Casey Dellacqua com7/5 e 6/3.
Já a dinamarquesa Caroline Wozniacki, cabeça de chave número 4, suplantou a italiana Flavia Pennetta em sets diretos, com placar final de 6/2 e 6/3, tendo como próxima oponente a eslovaca Magdalena Rybarikova, algoz da belga Kirsten Flipkens, contra quem aplicou parciais de 6/2 e 6/3.
Também avançaram na competição as sérvias Jelena Jankovic e Ana Ivanovic, ambas ex-número 1 do mundo. Jankovic passou pela japonesa Ayumi Morita com parciais de 6/4 e 6/1, ao passo que Ivanovic deixou pelo caminho a ucraniana Elina Svitolina, aplicando parciais de 6/3 e 6/0.
A canadense Eugenie Bouchard, que superou a norte-americana Sloane Stephens de virada, com placar final de 5/7, 7/6 (9-7) e 6/3, será a próxima adversária de Jankovic. Do outro lado da chave, Ivanovic vai duelar com a alemã Angelique Kerber, que no dia anterior já havia assegurado sua vaga nas oitavas.