Os Spurs conseguiram um atacante (Soldado). Ponto para eles. Os Spurs conseguiram Paulinho e Chadli, além do excelente Etienne Capoue, junto ao Toulouse. Mais pontos para o clube do norte de Londres. São muitos meias, mas nenhum com a capacidade natural de ser um armador nato e esta pode ser a verdadeira pedra na chuteira do time durante a temporada. Grande parte da falta de sucesso do time inglês nos últimos campeonatos foi devido a falta de um meia armador para fazer com que os talentosos jogadores do time tivessem o espaço livre para mostrar seu potencial.
Os Spurs possuem uma equipe com muita qualidade, toque de bola refinado e com volantes com uma alta capacidade de infiltração pelo meio, como Paulinho e Dembélé. Porém, frente a uma defesa bem postada, as dificuldades aparecem, principalmente devido ao fraco poder de ataque pelas pontas. Mas o que dizer de Chadli e Lennon? Sim, eles são excelentes, mas sozinhos não farão muita coisa. E Bale? O galês dispensa comentários e pode decidir jogos, como fez em diversas ocasiões, mas e quando ele não conseguir colocar a bola no fundo da rede? A "Baledependência" não pode existir jamais!
Thiago Simões
Paulinho como primeiro volante
Paulinho como primeiro volante
Hipótese 1
Gylfi Sigurðsson foi contratado junto ao Hoffenheim para ser o criador de jogadas, mas o sangue do islandês parece ser mais frio do que o local onde ele nasceu. Falta agressividade, personalidade e força de vontade para ser este jogador visionário do meio de campo.
Hipótese 2
Quem não tem cão, caça com gato, já dizia o velho ditado. Se você não tem um armador, abuse das jogadas de infiltração pelo meio e é isso que o Tottenham sempre faz. Só que isso tem um preço, muito caro por sinal. Perceba que no início das partidas, as jogadas dos Spurs pelo meio sempre surtem efeito, mas depois ficam fáceis de serem marcadas. Depois disso, os Spurs ficam tocando a bola de lado como se não houvesse o amanhã, sem objetividade e ficam na dependência de uma falha defensiva do adversário para que a tabela dê certo na entrada da área.
Hipótese 3: os triângulos
Por que não usar as pontas? Seria o mais óbvio e, o Tottenham, tem capacidade para isso, principalmente porque tem dois ponteiros de qualidade. Mas como eu disse acima, eles não vão conseguir desempenhar o papel sozinho. A hipótese mais natural seria um treinamento que utilizasse um dos meias, Paulinho ou Dembélé caindo pelas pontas para ajudá-los e com a presença dos laterais para uma possível triangulação. Só que Walker, pouco chega ao ataque, e Rose ainda está muito tímido, sem contar que é necessário muito treinamento para que ocorra o balanço defensivo e o time não seja surpreendido no contra-ataque. Os triângulos se multiplicam se colocarmos Bale na estratégia.
Thiago Simões
Hipótese de ataque dos Spurs sem um meia armador
Hipótese de ataque dos Spurs sem um meia armador
Paulinho
No jogo contra o Espanyol, o primeiro do brasileiro, ficou claro que o técnico português o colocará como 1º volante, pelo menos no início da temporada. Em certas ocasiões, os Spurs chegam até a usar uma formação bem ofensiva, um 4-1-4-1, mas o mais natural é jogar no 4-2-3-1, com Dembélé fazendo o papel de 2º volante. O entrosamento entre o brasileiro e o belga parece muito bom, mesmo com pouco tempo de jogo. Os dois se intercalam nas arrancadas pelo ataque e a tabela com Soldado é uma qualidade que pode render frutos mais para frente.