Giuliano Gomes/Gazeta Press
As ausências de Valdivia e Alan Kardec preocupavam. Entretanto, em apenas seis minutos, o Palmeiras comprovou a soberania na Série B do Campeonato Brasileiro mesmo sem seus dois principais atletas no momento. Com gol do paraguaio Mendieta, justamente o substituto do chileno, o clube comandado por Gilson Kleina venceu o Joinville por 1 a 0, em plena Arena Joinville, e manteve a soberania na divisão de acesso à elite do futebol nacional.
Mendieta aproveitou a chance como titular e anotou o único gol da partida em Joinville
O gol de joelho de Mendieta deixou o Palmeiras ainda mais confortável na liderança da Série B. Embora tenha duas partidas a mais do que a Chapecoense, principal rival na disputa pela primeira posição, a equipe de Palestra Itália chegou aos 37 pontos por conta da quinta vitória consecutiva na competição. Os dez jogos de invencibilidade deixam o time com cinco de vantagem para os catarinenses.
Sem vencer há três rodadas, o Joinville, por outro lado, somou a sexta derrota na Série B e permanece com 21 pontos. O time tricolor caiu para a décima posição em virtude do placar negativo em casa.
Soberano na Série B, o Palmeiras retorna a campo no próximo sábado com a oportunidade de aumentar ainda mais o número de jogos sem derrotas na competição. A partir das 16h20 (de Brasília), a equipe de Gilson Kleina encara o Paysandu, no Pacaembu. O Joinville, por sua vez, joga na sexta-feira, às 21h50, contra o Oeste, em Itápolis.
Desfalcado de Valdivia e Alan Kardec, o Palmeiras entrou sob desconfiança na Arena Joinville, já que os resultados sem a dupla não refletem a diferença da equipe em relação aos concorrentes na Série B. Entretanto, o time precisou de apenas cinco minutos para derrubar qualquer teoria negativa. Depois de cruzamento de Juninho, Mendieta, de joelho, tocou para as redes.
Depois do gol do substituto de Valdivia, o Palmeiras sofreu com a empolgação dos donos da casa. Atrás do marcador, o Joinville tentou exercer uma pressão sobre o sistema defensivo do clube paulista. A ineficiência no último passe, responsável por isolar o Lima do restante da equipe, impediu uma série ameaça ao goleiro Fernando Prass.
As únicas lamentações palmeirenses na etapa inicial ocorreram justamente com Mendieta, que deixou o jogo por lesão perto do fim dos 45 minutos, e Wesley. Envolvido em uma especulação que o coloca no Atlético Mineiro, o meio-campista desperdiçou a grande chance para aumentar a diferença no marcador. Aos 29min, depois de grande passe de Leandro, o camisa 11, diante do goleiro Ivan, arrematou para fora.
A forte chuva protagonizou a segunda etapa em Joinville. Com uma postura mais retraída e favorecido pela vantagem no marcador, o Palmeiras procurou acertar o sistema defensivo e minar o jogo do Joinville, que criou somente duas boas oportunidades. Aos 28min, Carlos Alberto exigiu boa defesa de Prass. Aos 33min, Ricardinho buscou encobrir o goleiro palmeirense, que, atento, espalmou para escanteio a última boa chance dos mandantes no duelo desta terça.