terça-feira, 30 de julho de 2013

Teliana entra no top 100 e alcança melhor ranking

Miami (EUA) - Nesta segunda-feira, a publicação do novo ranking da WTA confirmou a ascensão da pernambucana Teliana Pereira ao top 100 pela primeira vez na carreira. Mesmo sem jogar na última semana, a número 1 do Brasil ganhou quatro posições e figura agora exatamente no 100º posto, o melhor da carreira até então.
Teliana encerrou um jejum que durava mais 23 anos sem que uma atleta nacional figurasse entre as 100 melhores da WTA. A última a brasileira a figurar entre as 100 primeiras foi Andrea Vieira, que em 16 de abril de 1990 ocupava a 95ª colocação no ranking, caindo na semana seguinte para o 102º lugar. Desde então, nunca mais o Brasil havia colocado uma jogadora esta faixa.
Passaram exatos 8.505 até que finalmente a escrita fosse quebrada por Teliana, que agora tem como meta acabar com outro longo jejum: o de brasileiras em um Grand Slam. Depois de disputar os qualis do Australian Open, de Roland Garros e Wimbledon, a pernambucana ficou em terceiro na lista de espera para o US Open e ainda sonha com vaga direto na chave principal.
Melhor brasileira na WTA, a pernambucana é a representante nacional com melhor ranking tanto entre homens e mulheres, uma vez que o paulista Thomaz Bellucci caiu e atualmente é apenas o 115º na ATP. Na atual temporada, ela tem como melhores resultados dois títulos de ITF, as semifinais no WTA de Bogotá e as quartas de final no WTA de Cali.
Além da ascensão de Teliana, outras duas brasileiras entre as mais bem colocadas no ranking também ganharam terreno. Número 2 do país, a paulista Paula Gonçalves ganhou 22 posições e agora é a 265 do mundo, ao passo que a também paulista Laura Pigossi subiu 35 lugares e foi ao 382º posto. As duas alcançaram também as melhores colocações da carreira.