quarta-feira, 31 de julho de 2013

Novo fenômeno ganha ouro nos 100m peito do Mundial; americana baixa recorde dos 1500m em 6s

EFE
Ruta Meilutyte comemora vitória nos 100m peito no Mundial
Ruta Meilutyte, de apenas 16 anos, já havia batido recorde mundia dos 100m peito; nesta terça, levou ouro na prova
O terceiro dia das provas de natação do Mundial de esportes aquáticos 2013, em Barcelona, viu duas jovens nadadoras se destacarem por performances impressionantes. Nesta terça-feira, Ruta Meilutyte, da Lituânia, e Katie Ledecki, dos Estados Unidos, venceram suas provas com grande vantagem e conquistaram marcas expressivas. Tudo com apenas 16 anos de idade.
A primeira a cair na água foi Ledecki, que nadou os 1500m livre. Com um desempenho espantoso, ela não só venceu como baixou o recorde mundial da prova, que pertencia à também estadunidense Kate Ziegler, em 6 segundos.
Katie conquistou o ouro com o tempo de 15min36s53, deixando para trás a dinarquesa Lotte Friis (prata) e a neozelandesa Lauren Boyle (bronze).
Reuters
Karie Ledecky com a medalha de ouro dos 1500m livre do Mundial
Karie Ledecky com a medalha de ouro dos 1500m livre
Já o novo fenômeno Ruta Meilutyte, que na última segunda explodiu o recorde mundial dos 100m peito, ao anotar o tempo de 1m04s35, fez valer seu favoritismo e ganhou o ouro na final desta terça.
A vitória, no entanto, veio sem novo recore mundial. Ruta marcou 1min04s42, com quase 1 segundo de vantagem para a russa Yuliya Yefimova, que ficou com a prata, e a norte-americana Jessica Hardy, que levou o bronze.
Em outras finais do dia, o francês Yannick Agnel faturou ouro nos 200m livre, com Conor Dwyer (Estados Unidos) finalizando em 2º e Danila Izotov (Rússia) em 3º. Nos 100m costas, o estadunidense Matt Grevers levou a melhor, com o compatriota David Plummer aparecendo logo atrás - Jérémy Stravius, da França, completou o pódio.
Já Nos 100m costas feminino, Missy Franklin não deu chances às rivais e terminou em 1ª, seguida por Emily Seebohm (Austrália) e Aya Terakawa (Japão).