sexta-feira, 26 de julho de 2013

Campeão da Libertadores, Galo deveria buscar o Brasileiro. Torneio da Fifa não é tão importante

Campeão com todos os méritos e seguindo um roteiro espetacular, o Atlético vive seu grande sonho. Com o nome gravado no troféu da Copa Libertadores, o Galo ainda tem muito o que buscar. E nada é mais importante, agora, do que o título brasileiro, que há 42 anos não alcança.
Caso siga a tendência dos últimos anos, quando campeões sul-americanos praticamente largaram o campeonato nacional pelo sonho do título da Fifa, o Atlético passará a pensar quase que exclusivamente no Bayern Munique. Seria uma pena, pois a Série A hoje é uma meta factível.
A distância entre o Galo e a liderança do Brasileiro não é grande. Com um jogo atrasado a disputar e não mais preocupado com os mata-mata da Libertadores, o Atlético tem, pelo menos em tese, amplas condições de lutar pelo título nacional. Mas será que lutará mesmo?
O título do Mundial da Fifa é uma grande ilusão. Uma fantasia que quando não se concretiza acaba ofuscando parcialmente a conquista internacional mais importante, a continental. Os times da Europa comparecem de forma protocolar ao certame que é tecnicamente sofrível.
Sim, o torneio fifista não acrescenta praticamente nada aos elencos caríssimos mantidos pelas equipes européias mais importantes. Exceto pelo confronto com o campeão sul-americano, para um gigante como o Bayern a ida ao torneio mais parece excursão de pré-temporada.
Como o grande desafio técnico desses clubes é a Champions League, o que se vê é um time da América do Sul jogando a vida contra um rival que encara aquilo como mais um jogo. Se o campeão sul-americano vence, euforia. Se perde, fica até feio, como ocorreu com o Santos em 2011.
Seria muito bacana ver o Atlético remando para buscar o campeonato brasileiro e depois indo ao Marrocos para ver no que pode dar um provável duelo com o Bayern. A oportunidade de desafiar o campeão da Europa é sensacional. Mas existe algo valiosíssimo no caminho: ser campeão do Brasil.
PS: lique aqui e leia post que escrevi, em dezembro do ano passado, em Londres, onde acompanhei a semana do Chelsea antes de viajar para o Mundial de Clubes da Fifa
Gosta de vídeos de torcidas, de estádios? Vá ao canal no Youtube clicando aqui
Flickr Atlético-MG
Galo balança a bandeira do Atlético: está na hora de buscar novamente o título brasileiro
Galo balança a bandeira do Atlético no Estádio Independência: está na hora de buscar novamente o título brasileiro