Eu estava no meio da manifestação no Mané Garrincha, aqui em Brasilia. A coisa estava pacifica até a pagina 2, com cara que ia dar merda.
Tudo calmo e com gritos de protesto. A manifestação era perfeita, legítima. O grito era contra os altos gastos com a Copa num país sem saúde, educação, moradia, dignidade muitas vezes.
A policia cercava os manifestantes e não permitia que eles chegassem a determinado ponto. De repente todos começaram a sair, devagar, parecia que nada ia acontecer. Só que os caras estavam afim de merda e foram correndo em direção aos torcedores que estavam nas entradas do estádio. Até ai ficaram só pulando e cantando contra a violência. Mas, de um segundo para o outro, a primeira bomba, as primeiras correrias....
Me protegi, fiquei de longe com a equipe, mandando material e olhando dos lados.
Parecia que tinha dispersado, acabado, mas não! Em 10 segundos vi uma multidão de caras correndo em minha direção, a cavalaria vinha junto, e as bombas também. Sai em disparada para a esquerda... Bombas batendo no pé e cavalos de todos os lados. Pensei: "preciso ir para longe dos manifestantes, algum lugar sem PM, choque, cavalos". 
Corri para o outro lado e não via o fim do cordão de isolamento da policia. É neste momento em que você se vê no meio da coisa e não acha saída. Tudo começa a passar pela cabeça, uma luz para sair dali. Acontece que é neste momento que o gás das bombas começam a fazer efeito, os olhos quase fecham, você não enxerga nada e a garganta começa a fechar.
Falta força nas pernas. A repetição de tosses atrapalha a respiração. Consegui sair do bolo.
O que me impressiona é a "cegueira" da polícia. Eles não se importam se quem está na frente é manifestante (legítimo), baderneiro, torcedor com família, jornalistas. Eles simplesmente atacam com objetivo de limpar a área, esteja quem estiver na frente. A sensação é terrível, uma selvageria.
Acho o protesto legitimo, o povo é tratado como babaca, é lesado de todas as formas. É violentado e feito como otário, enquanto rios de dinheiro correm, deságuam em lugares que não são para o beneficio dos donos verdadeiros deste dinheiro.
O brasileiro é - era - pacifico. Estas manifestações que estão comuns nestes dias mostram que algo pode estar mudando.
O único "senão" de tudo isso é que os manifestantes deveriam respeitar o cidadão comum, aquele que não quer saber de encrenca. Se é democrático o manifesto, é do direito de todos nao querer confusão. Andar na rua sem temer levar um tiro de bala de borracha, sem ser ofendido por um manifestante que acha que apenas a sua causa que importa.
Vivi cenas e momentos que jamais imaginei viver. Fugi, corri e fui ajudado por manifestantes profissionais, a postos com panos embebidos em vinagre e água pra lavar o olho em qualquer situação.
Da próxima vez, por precaução, vou de óculos de natação, nariz de palhaço no bolso e um pouco de vinagre na mochila. É melhor prevenir.