sábado, 29 de junho de 2013

Kvitova e Stephens aproveitam a pausa e avançam

Londres (Inglaterra) - A tcheca Petra Kvitova se beneficiou com a pausa pela falta de luz nesta sexta-feira. Perdendo o terceiro set com uma quebra atrás, ela voltou à quadra no sábado para completar o confronto com a russa Ekaterina Makarova, conseguiu se recuperar na parcial decisiva e ficou com a vaga nas oitavas de final ao aplicar placar de 6/3, 2/6 e 6/3, em exatas duas horas de confronto.
Maior favorita ainda viva na parte de baixo da chave, depois da série de eliminações surpreendentes, entre elas a da russa Maria Sharapova e da bielorrussa Victoria Azarenka, a tcheca tem como próxima adversária a espanhola Carla Suarez, cabeça de chave 19, que na sexta havia eliminado a jovem canadense Eugenie Bouchard.
Apesar de ter ficado com a vitória, Kvitova somou menos pontos do que a rival russa (88 a 93), mas fez a diferença na disputa dos break-points. Enquanto Makarova concretizou cinco das 12 oportunidades de quebra que teve a seu favor, Kvitova anotou seis em 13 breaks que conquistou no confronto.
Kvitova também sofreu com o desperdício de pontos, jogando 26 bolas para fora em erros não forçados contra apenas sete da russa. Ao menos, a oitava favorita em Wimbledon conseguiu diminuir o prejuízo nos winners, faturando 39 pontos desta maneira, enquanto Makarova somou 20 bolas vencedoras.
Quem também se deu bem com a paralisação no fim da rodada de sexta foi a norte-americana Sloane Stephens. Depois de vencer o primeiro set contra a tcheca Petra Cetkovska, ela havia levando um "pneu" no segundo quando a escuridão interrompeu o jogo. Na volta, Stephens ainda perdeu os dois games inicias do terceiro set até dar a volta por cima e fechar o jogo com 7/6 (7-3), 0/6 e 6/4.
Pelas oitavas, a norte-americana vai duelar com mais uma beneficiada com a pausa, a porto-riquenha Monica Puig, que havia perdido o primeiro set e também estava atrás no segundo contra a tcheca Eva Birnerova, mas virou com placar final de 4/6, 6/3 e 6/4. Esta será a primeira vês que Stephens irá medir forças com a porto-riquenha pelo circuito.