quarta-feira, 22 de maio de 2013

O dia em que fugi da concentração


Parece estranha a chamada do texto, mas foi exatamente isso o que aconteceu por ocasião dos treinamentos para o 3º Campeonato Mundial realizado em Santiago/Chile no período de 16/01 a 31/01/1959. No dia 31 conquistamos o nosso 1º titulo mundial.
Para esse mundial, iniciamos a 1ª fase dos treinamentos no mês de Agosto de 1958 em Águas de São Pedro SP. Foram convocados 32 jogadores para uma fase muito curta. Na primeira semana, o técnico Kanela cortou 18 jogadores, permanecendo apenas 14.
Não participei dessa 1ª fase. Por ordem médica extrai as amígdalas, quase sempre inflamadas. Me apresentei apenas para a 2ª fase no Rio de Janeiro. No Rio, ficamos 40 dias concentrados e treinando na Ilha das Enxadas (escola da marinha) situada na Baia da Guanabara. Nesse tempo eu residia em Piracicaba e defendia o famoso XV.
Durante os treinamentos na ilha, a CBB recebeu um convite da prefeitura de Volta Redonda RJ, para que a seleção concentrasse ali os seus treinamentos. Fomos alojados em um simples hotel térreo, porem, muito melhor do que o isolamento daquela ilha.
Estávamos nos aproximando do Natal. No dia 23/12 a seleção seria dispensada para as festas natalinas. Naquele tempo eu já era casado e a minha esposa Cecilia estava para dar a luz do nosso 1º filho, previsto para nascer próximo ao dia de Natal.
No dia 20/12, pedi ao Kanela a dispensa dos 2 últimos dias de treinamentos em Volta Redonda. Era meu desejo estar junto da minha esposa naquele dia tão esperado.
O técnico negou o meu pedido, alegando que com a minha dispensa eu estaria prejudicando os treinamentos da seleção, e que não poderia abrir mão da minha presença. Não aceitei a resposta, ainda mais faltando 20 dias para o inicio do mundial.
Naquele dia 20 à tarde, disse ao Amauri, meu companheiro de quarto, que eu iria para Piracicaba de qualquer jeito. Na madrugada do dia 21/12, saí do hotel pela janela do quarto e fui para a estação rodoviária pegar um ônibus com destino a São Paulo.
Na capital paulista, peguei outro ônibus com destino a Piracicaba, chegando na manhã do dia 21. No mesmo dia, o técnico Kanela sentindo a minha ausência, com total razão, resolveu me cortar. No dia 22/12/58 nasceu o meu primeiro filho : Wlamir Marques Jr.
No dia 24/12 recebi um recado do técnico Kanela pedindo para que eu voltasse à seleção e me apresentasse no dia 26/12 no Rio de Janeiro para a fase final dos treinamentos. Fiquei muito feliz pelo retorno e pelo nascimento do meu filho. Confesso que nunca me arrependi do que fiz, certamente repetiria tudo de novo.
Nesse mundial fui eleito pela imprensa como o melhor jogador da competição, sendo também o cestinha. No avião de volta para o Brasil, sentados, o técnico Kanela me disse ao pé do ouvido as seguintes palavras: “Wlamir, quase estragamos tudo”.