domingo, 5 de maio de 2013

Fifa confirma palmeiras como campeão de 1951


SÃO PAULO - Demorou 56 anos, mas o torcedor do Palmeiras finalmente pode dizer que também é campeão mundial. Nesta sexta-feira, a Fifa reconheceu oficialmente que a conquista da Copa Rio pelo Verdão, em 1951, equivale ao título de campeão do mundo.
Vencedor do torneio no ano seguinte, o Fluminense também espera ter o mesmo reconhecimento da Fifa. O Palmeiras deu entrada no processo junto à entidade máxima do futebol mundial em 2001, mas o tricolor carioca só agora enviará à documentação à Fifa, confiando no precedente aberto pelo título palmeirense.
- É uma questão de eqüidade. Se o Palmeiras conseguiu, o Fluminense também deve conseguir e já estamos trabalhando para isso - afirmou o presidente tricolor, Roberto Horcades.
A Copa Rio reuniu oito equipes, divididas em dois grupos - um com jogos no Rio e outro em São Paulo. Os representantes brasileiros foram Palmeiras, então campeão paulista, e Vasco, campeão carioca na ocasião. Do exterior, vieram Nacional do Uruguai, Juventus, da Itália, Estrela Vermelha, da antiga Iugoslávia, Sporting, de Portugal, Nice, da França, e Áustria Viena.
O Palmeiras eliminou o Vasco na semifinal e fez a decisão contra o Juventus. No primeiro jogo, em São Paulo, o Verdão venceu por 1 a 0. A finalíssima foi no Maracanã, diante de 116 mil torcedores, no dia 22 de julho. O empate em 2 a 2 deu o título ao Palmeiras. A taça foi entregue pelo próprio Jules Rimet, então presidente da Fifa.
Último a ter o título oficialmente reconhecido, o Palmeiras agora pode se orgulhar de ser o primeiro time brasileiro campeão do mundo. O Verdão se junta a Santos (1962 e 1963), Flamengo (1981), Grêmio (1983), São Paulo (1992, 1993 e 2005), Corinthians (2000) e Internacional (2006), os outros times do Brasil que já estiveram no topo do mundo. Campeão da Taça Libertadores da América em 1999, o Palmeiras também tem um vice-campeonato mundial no currículo - naquele ano, o time perdeu a final em Tóquio para o Manchester United.