domingo, 5 de maio de 2013

Contra um Fluminense 'dividido', Botafogo joga pelo empate para conquistar Carioca por antecipação


Campeão da Taça Guanabara, dono da melhor campanha geral e focado no Campeonato Carioca, este é o Botafogo que precisa apenas de um empate para conquistar por antecipação o seu 20º título estadual. Do outro lado, quem tentar impedir isso, precisa vencer para faturar o segundo turno e levar a decisão para dois jogos finais é o Fluminense, que divide as atenções entre o clássico e as oitavas de final da Libertadores. Alvinegros e tricolores se enfrentam pela final da Taça Rio neste domingo, às 16 horas, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

Com a base mantida em relação ao ano passado, contando com a entrada importante de jovens das categorias de base e tendo o meia holandês Seedorf como principal estrela, o Botafogo tenta repetir o feito do primeiro turno e coroar um desempenho sólido e regular levantando o troféu neste domingo. Na Taça Guanabara, o time alvinegro também tinha a vantagem do empate, mas venceu por 1 a 0, com um gol de Lucas, no Engenhão. Se conseguir ser campeão neste domingo, a equipe repete o feito de 2010, quando também levou a taça depois de ganhar os dois turnos do Estadual.

Para a partida em Volta Redonda, o técnico Oswaldo de Oliveira, que vai em busca do primeiro título carioca de sua carreira, terá força máxima a disposição e não fez mistério. Focado no clássico, o treinador poupou os titulares na última quinta-feira, no empate copm o CRB, por 0 a 0, em Maceió, pela Copa do Brasil. Agora, Seedorf, Lodeiro, Jefferson, Marcelo Mattos, Bolívar e companhia tentarão deixar os nomes gravados de vez na história do clube, que conquistou o Rio pela primeira vez em 1907.

Apesar da possibilidade de levar a Taça Rio com um empate, Oswaldo minimizou a situação. "Sempre falamos que a vantagem só vai ser importante depois dos 90 minutos. Antes disso não dá. O Botafogo superou as vantagens de Flamengo e Vasco. Isso pode ser volátil, muito artificial. Nossa intenção é jogar da mesma forma, sem que esse peso nos atrapalhe. É preciso saber usar o regulamento na hora certa", disse o treinador botafoguense.
Mosaico ESPN
Seedorf e Wellington Nem, as duas estrelas do clássico Botafogo x Fluminense
Seedorf e Wellington Nem, as duas estrelas do clássico Botafogo x Fluminense
Do outro lado, o Fluminense terá de vencer neste domingo para que o título do campeonato seja decidido em duas partidas nos finais de semana seguintes. Buscando a 32ª conquista do Estadual, o Tricolor está com o foco dividido entre o duelo com os botafoguenses e a Copa Libertadores, prioridade do time no ano. Depois de perder para o Emelec por 2 a 1, em Guayaquil, na última quinta-feira, a equipe receberá os equatorianos na próxima quarta, em São Januário.

Por causa do desgaste físico, o técnico Abel Braga estuda a possibilidade de poupar alguns jogadores. Apesar de não ter dado pistas da escalação, é provável que a maioria dos titulares entrem em campo no Raulino de Oliveira. As ausências certas são o atacante Fred, que ainda recupera o condicionamento fisico após uma lesão na panturrilha, e o meia Deco, flagrado no exame antidoping com furosemida.

Apesar do importante confronto sul-americano pela frente, o meia tricolor Wagner destacou a imprtância do Carioca e garantiu empenho total diante do Botafogo.

"A gente quer ganhar, só vamos pensar em quarta depois do jogo contra o Botafogo, vamos colocar o coração da ponta da chuiteira. Não adianta pensar em quarta tendo uma final pela frente, estamos focados no Botafogo. Não vamos dosar, nao vamos tirar o pé, vamos dar o máximo para ganhar, até porque a gente não sabe o que vai acontecer pela frente. Vai ser um confronto de dois gigantes", disse Wagner.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FLUMINENSE


Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Data: domingo, dia 5 de maio de 2013
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa e Ediney Mascarenhas
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Fellype Gabriel; Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio (Digão) e Carlinhos; Edinho, Jean (Diguinho) e Wagner; Rhayner (Thiago Neves), Wellington Nem e Rafael Sobis (Samuel). Técnico: Abel Braga.