sexta-feira, 12 de abril de 2013

Informações e palpites para as semifinais da Liga dos Campeões

Equilíbrio é a característica dos dois confrontos semifinais. Mas cada um dos semifinalistas tem uma arma especial. Da posse de bola incansável do Barcelona à marcação por pressão feroz do Borussia Dortmund. Abaixo, algumas das características dos dois confrontos e o retrospecto histórico dos jogos entre Bayern x Barcelona, Borussia Dortmund x Real Madrid:

BAYERN x BARCELONADos 22 gols marcados pelo Bayern de Munique na Liga dos Campeões -- o segundo melhor ataque -- 9 saíram de cruzamentos. Os bávaros tocam a bola até inverter o lado da jogada e os cruzamentos, em grande parte, nascem no lado direito, setor do lateral Phillip Lahm. Nem sempre pelo alto (cinco dos nove foram de jogo aéreo).

O Barcelona sofreu 20% dos gols da Champions League em jogadas aéreas. Acostumou-se a ter zagueiros baixos, às vezes nem zagueiros. E corre o risco de não ter nem isso nas semifinais, por causa das lesões de Mascherano e Puyol.

O Bayern sofreu 40% de seus gols pela direita de sua defesa, o setor de Phillip Lahm. E de Andrés Iniesta. Mas a receita para vencer Lahm é o contra-ataque. Ele sobe muito e, às vezes, falta cobertura.

CONFRONTO HISTÓRICO
2 vitórias do Bayern, 1 empate, 1 vitória do Barcelona
21/10/1998 - Bayern 1 x 0 Barcelona (Effenberg)
4/11/1998 - Barcelona 1 x 2 Bayern (Giovanni / Zickler, Salihamidzic)
8/4/2009 - Barcelona 4 x 0  Bayern (Messi, Messi, Eto'o, Henry)
14/4/2009 - Bayern 1 x 1 Barcelona (Ribéry / Keita)
Palpite para o confronto: Bayern

BORUSSIA DORTMUND x REAL MADRIDA marcação por pressão é a grande característica deste Borussia Dortmund, mas só 12% de seus gols nasceram de bolas roubadas no ataque. Atormenta os zagueiros rivais, mas nem sempre chega ao goleiro adversário assim. Tanto cuidado quanto isso, o Real Madrid precisa ter com as bolas que saem da defesa, dos pés de Hummels ou Subotic, diretamente para a cabeça de Lewandowski, no meio-de-campo. O centroavante polonês escora de cabeça e deixa um atacante veloz às costas da defesa rival. 

O Real Madrid parece um time de contra-ataque, mas não é exatamente assim. Sua meta normalmente é atrair o adversário até a intermediária. As saídas desde o goleiro se completam muitas vezes com um passe longo de Xabi Alonso ou um lançamento de Ozil permite a Cristiano Ronaldo chegar ao ataque com a defesa desprotegida. O Real Madrid tem o melhor ataque do torneio, com 23 gols. E a pior defesa entre os semifinalistas, com 13 gols sofridos.

Mourinho está em sua quarta semifinal consecutiva. Só venceu a primeira.

CONFRONTO HISTÓRICO
1 vitória do Borussia, 3 empates, 2 vitórias do Real Madrid
1/4/1998 - Real Madrid 2 x 0 Borussia Dortmund (Morientes e Karembeu)
15/4/1998 - Borussia Dortmund 0 x 0 Real Madrid
19/2/2003 - Real Madrid 2 x 1 Borussia Dortmund (Raúl, Ronaldo / Koller)
25/2/2003 - Borussia Dortmund 1 x 1 Real Madrid (Koller / Portillo)
24/10/2012 - Borussia Dortmund 2 x 1 Real Madrid (Lewandowski, Schmelzer / Cristiano Ronaldo)
6/11/2012 - Real Madrid 2 x 2 Borussia Dortmund (Pepe, Ozil / Reus, Arbeloa contra)
Palpite para o confronto: Real Madrid