domingo, 7 de abril de 2013

Bayern domina a Alemanha e é o campeão dos campeões até aqui. Risco é nova "amarelada"

Campeão com grande antecedência, o Bayern de Munique volta a dominar o futebol alemão após dois títulos consecutivos do rival, Borussia. Na atual Bundesliga, os bávaros alcançam até aqui 89,3% de aproveitamento com 75 pontos em 84 possíveis. São 20 de vantagem sobre o Dortmund. Sábado fará o jogo da festa em Munique contra o Nuremberg.

O índice do Bayern é avassalador, superando os líderes dos outros campeonatos europeus em percentual de aproveitamento (veja abaixo). A brilhante temporada no âmbito doméstico só poderá ser comprometida por uma eventual nova decepção na Liga dos Campeões. A ferida aberta pela perda do título para o Chelsea, em casa, em 2012, ainda não cicatrizou.

Getty
Elenco foi comemorar junto à torcida que foi até Frankfurt
Jogadores comemoraram junto à torcida em Frankfurt

O time mostrou na fase anterior da Champions que ainda não recuperou a solidez em momentos emocionalmente mais complicados. Por isso, mesmo com ampla vantagem sobre o Arsenal, construída em Londres, onde fez 3 a 1, flertou com a eliminação em casa ao perder por 2 a 0 para o irregular time inglês, que teve chance para marcar o terceiro.

Um gol a mais da equipe londrina e o Bayern seria eliminado em casa de maneira precoce e dramática. Não podemos esquecer que o vice do ano passado foi o segundo em três temporada na Liga dos Campeões — em 2010 foi a Internazionale que bateu a equipe bávara na decisão. Time forte com a bola, o campeão alemão precisará demonstrar nervos de aço.

O desafio da semana é a Juventus, batida pelo Bayern na Alemanha por 2 a 0, placar estupendo para quem faz o primeiro jogo em casa. Em Turim, contra um time forte e aparentemente morto, a futura equipe de Pep Guardiola terá o primeiro desafio depois da confirmação daquilo que já sabíamos que seria dela, o título nacional.

Aproveitamento de pontos dos líderes:
Alemanha - Bayern Munique - 89,3%
Portugal - Benfica - 88,9%
Espanha - Barcelona - 86,7%.
Inglaterra - Manchester United 85,6%
Itália - Juventus - 76,3%
França - Paris Saint Germain 68,8%