segunda-feira, 18 de março de 2013

Flamengo anuncia Jorginho, e treinador começa a trabalhar já nesta segunda

Getty
Jorginho foi anunciado como técnico do Flamengo
Jorginho foi anunciado como técnico do Flamengo
A diretoria do Flamengo anunciou na noite deste domingo Jorginho como o novo técnico da equipe. O treinador assinou contrato até dezembro de 2014 e começa a trabalhar com o elenco já nesta segunda-feira. A apresentação pode acontecer pela manhã, na Gávea, e à tarde ele já deve comandar o primeiro treinamento no Ninho do Urubu.

Jorginho chega para substituir Dorival Júnior, que foi demitido no último sábado. O Flamengo alegou motivos financeiros para a saída do antigo treinador, que não aceitou a proposta do clube de reduzir o salário em 50%.

A primeira partida de Jorginho no comando do clube rubro-negro será no próximo sábado, contra o Boavista, no Engenhão.

LEIA MAIS

"Jorginho é um profissional com larga experiência internacional, passagem pela seleção brasileira, íntegro, respeitado, com história no clube como jogador. Certamente é um ótimo nome para o futebol do Flamengo", afirmou Wallim Vasconcellos, vice presidente de futebol, em entrevista ao site oficial do clube na internet.

A nota oficial do Flamengo ainda diz: "Aos 48 anos, recém chegado de estágios nos CT's do Barcelona e Real Madri, Jorginho é um profissional que preenche o perfil desejado pela nova diretoria: jovem, estudioso do futebol, com grande liderança e identificação com a história do clube - foi campeão carioca e brasileiro - e incentivador do trabalho de integração com as categorias de base". Jorginho trará o auxiliar técnico Aílton Ferraz para trabalhar junto com ele.

Por conta da redução de custos planejada pela diretoria rubro-negra, Jorginho era o principal alvos, já que não tem um salário tão elevado e preenche os requisitos técnicos que o clube queria. O próprio treinador já havia até admitido certo interesse em dirigir o Flamengo, em participação na última quarta-feira no Bate-Bola, da ESPN Brasil.

"Passei por lá e criei uma história dentro do clube, foi um dos melhores momentos da minha vida profissional. Agora sou um treinador e sou alguém respeitado, então é uma coisa que vai acontecer. Não sei quando, sinceramente, e hoje o Flamengo tem um grande treinador. Mas quem sabe, no futuro... Vamos aguardar", afirmou Jorginho.

O último trabalho do novo treinador flamenguista foi no Kashima Antlers, do Japão, onde ficou até dezembro de 2012. Lá, Jorginho foi campeão da Copa da Liga Japonesa e da Copa Suruga Bank. Antes disso, o ex-lateral começou a carreira de treinador em 2005, no América-RJ. Depois foi auxiliar de Dunga na seleção brasileira, onde conquistou a Copa América de 2007 e a Copa das Confederações de 2009, mas foi eliminado pela Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010. Na sequência, ainda dirigiu Goiás e Figueirense antes de ir para o Kashima.

Confira a carreira como auxiliar e técnico de Jorginho:

Clubes: América-RJ (2005-2006), Brasil (2006-2010), Goiás (2010), Figueirense (2011) e Kashima Antlers-JAP (2012).

Títulos: Copa América (2007), Copa das Confederações (2009), Copa Suruga Bank (2012) e Copa da Liga Japonesa (2012