domingo, 4 de novembro de 2012

VÍDEOS: Time da polícia vê fim do sonho de enfrentar os grandes na Copa da Inglaterra

Foram 1.485 torcedores presentes ao Imber Court, onde o Metropolitan Police Football Club manda seus jogos. Em 17º lugar na Ryman Premier, algo como a oitava divisão da Inglaterra, o time enfrentou o Crawley Town, que pertence à League One, a terceirona inglesa. Exatas 104 posições separavam as duas equipes antes de a bola rolar, se colocarmos as tabelas de classificação dos campeonatos umas sobre as outras. O Metropolitan Police não fez feio. Mesmo com apenas 35% de posse de bola, finalizou tantas vezes quanto o rival, 16.

Mas isso não bastou. o Crawley abriu 2 a 0, levou o gol a oito minutos do final, mas os valentes representantes da equipe policial não conseguiram a igualdade. Fim de um sonho para o time que originalmente era formado apenas por integrantes da policia metropolitana, rigor que já diminuiu com o tempo. Criado em 1919, o Metropolitan Police ingressou na Spartan League em 1928 e lá ficou até 1960, quando se mudou para a Liga Metropolitana e para a Southern League em 1971. Em 2010, ao bater o AFC Wimbledon nos pênaltis por 5 a 3 após um incrível 4 a 4, o "Met" faturou seu primeiro troféu, a London Senior Cup. 

No ano passado o time foi campeão da Isthmian League Division One South e entrou nas fases preliminares da Copa da Inglaterra sonhando com duelos diante de equipes da Championship e, com um pouco mais de sorte, da Premier League. Assim, goleou o Beckenham (7 a 1) e na sequência bateu o Berkhamsted (3 a 0), sem a necessidade de replay (veja o vídeo).




As coisas ficaram mais difíceis na etapa seguinte, quando o "Met" empatou fora de casa com o Dereham Town (1 a 1). Mas venceu em seu campo por 2 a 0, passando de fase (veja o vídeo abaixo). 
 



A derrota para o Crawley abortou o sonho do Metropolitan Police Football Club. Criada em 1871, a Copa da Inglaterra, ou FA Cup, é o mais antigo torneio de futebol do mundo e mantém uma característica especial: o acesso até de equipes semi-profissionais. Todas sonham avançar ao máximo para duelos contra times mais fortes. O limite do Metropolitan Police Football Club foi a terceira divisão, de onde veio seu algoz. Mas o sonho estará vivo novamente em 2013.

O próprio Crawley pode ser uma fonte de inspiração. Na temporada 2010/2011 tornou-se o último e apenas quinto time "non-league" (fora das quatro principais divisões, da Football League) a alcançar a quinta fase da FA Cup. Passou, inclusive, por Swindon Town, Derby County e Torquay United. Caiu apenas diante do gigante Manchester United, com 74.778 torcedores em Old Trafford (veja o vídeo abaixo). Detalhe: o jogo terminou 1 a 0, gol de Wes Brown aos 28 minutos. Os também conhecidos como "Red Devils" da cidade com menos de 100 mil habitantes ainda tiveram mais posse de bola (53%), finalizaram nove vezes contra sete do United e cometeram quatro faltas contra seis.





Foi um feito incrível. Desde o Kidderminster Harriers, em 1993/1994, um time "non-league" não alcançava o estágio da Copa da Inglaterra que conta com os times da Premier League, sempre a partir de janeiro. Ainda assim, mesmo eliminado, o Crawley mostrou sua força e lutou para subir até a League Two (quarta divisão) e na temporada seguinte (2011/2012) alcançaria novo acesso para a terceira divisão inglesa. E ocupa a terceira posição, a apenas dois pontos de Tranmere Rovers e Sheffield United, que dividem a liderança.

No torneio mais antigo do mundo sempre há espaço para grandes sonhos e histórias. Grandes e belas histórias típicas do país do futebol.