quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Deu Djokovic

A final de ontem no Master da ATP foi um espetáculo.

De um lado o todo poderoso Federer e sua classe absurda. Começou o jogo perfeito e passando por cima de um Djokovic irreconhecível, assustado e jogando totalmente errado. Do outro um Djokovic lutador, inteligente e com uma intensidade de menino de 18 anos.

O jogo não poderia ter sido mais emocionante e interessante. Quando começou o massacre do Federer e ele abriu 3/0 parecia que seria fácil pro suíço. Isso mesmo. Seria. Só que do outro lado da quadra estava o Djokovic. Quando mudou um pouco a maneira de jogar o jogo endureceu e ao mudar os ataques por lado esquerdo do suíço tudo ficou mais simples pra ele. 

Fico pensando os motivos para ele ter entrado com a tática de atacar e jogar muitas bolas na direita do Federer. Numa quadra rápida como aquela dar essa confiança ao gênio das quadras poderia ter sido fatal.

Quando o Djoko entrou em jogo e acertou sua tática o jogo ficou muito interessante. Começou a correr, atacar na hora certa e errar muito pouco na hora do aperto. Nos detalhes, no coração e errando pouco nos pontos importantes ele levou o primeiro set. 

O segundo foi bem parecido. O Federer mais uma vez teve suas chances, fez 5/3 mas na hora de definir falhou. Mentalmente o Djokovic foi melhor e mais forte. Aguentou o tranco e mostrou ao suíço que está mais preparado fisicamente e mentalmente que ele. 

# Coisas que eu percebi

A intensidade do Djokovic está destruindo os adversários. 
Eles jogam bem por muito tempo, mas não o jogo inteiro. 
Uma chance e pronto. O Djokovic pega.

O Federer está jogando muito bem, mas falta aquela raiva, necessidade a mais. Isso faz dele um jogador mais ganhável aos seus adversários de ponta

Foi um grande evento. Grandes jogos e uma final maravilhosa.