quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Ayrton Senna lidera lista dos melhores pilotos da história da McLaren


Ayrton Senna posa para fotos antes do GP de Phoenix, em 1991
Ayrton Senna posa para fotos antes do GP de Phoenix, em 1991
O brasileiro Ayrton Senna foi eleito o melhor piloto de todos os tempos da McLaren. A pedido da escuderia inglesa, o jornalista Alan Henry elaborou uma lista com os 50 principais nomes da história da equipe, levando em conta apenas a atuação deles enquanto condutores da escuderia. A lista não conta com pilotos em atuação atualmente, como Lewis Hamilton, Jenson Button e Fernando Alonso.

Senna divide a primeira colocação da lista com o inglês Bruce McLaren, fundador da equipe, que correu entre os anos de 1966 e 1970. O brasileiro permaneceu seis temporadas na McLaren, equipe pela qual conquistou os seus três títulos mundiais, em 1988, 1990 e 1991.

“Senna, claro, tinha sido uma revelação absoluta a partir do momento que invadiu o grid da Fórmula 1, ao volante de um Toleman, em 1984, e já era um vencedor de GPs comprovado com a Lotus, antes de se juntar à McLaren, ao lado de Prost, no início de 1988”, escreveu Henry no texto de explicação sobre a escolha do piloto como número 1.

A nota também relembra alguns feitos do brasileiro na pista e fora dela, como o fato de ele ser descontraído, amar o pai e estar sempre cercado por crianças, e é finalizada com a afirmação de que a escolha dele como número 1 da lista não é surpresa para ninguém que acompanhe a Fórmula 1.

Outros dois brasileiros também integram o levantamento dos 50 melhores pilotos da história da equipe. Emerson Fittipaldi, que conquistou o seu segundo Mundial pela McLaren em 1974, é o quinto colocado. Nelson Piquet, que correu pela escuderia inglesa em 1978, é o 40º. A lista completa, disponível no site da equipe, você confere clicando aqui.

Veja os 10 primeiros colocados da lista:
1) Ayton Senna (BRA) e Bruce McLaren (ING)
2) Mika Hakkinen (FIN)
3) Alain Prost (FRA)
4) James Hunt (ING)
5) Emerson Fittipaldi (BRA)
6) Niki Lauda (AUS)
7) Keke Rosberg (FIN)
8) David Coulthard (ING)
9) Peter Revson (EUA)
10) John Watson (ING)