segunda-feira, 2 de julho de 2012

Londres 2012: Bonsucesso com rainha, Seedorf, música de Gil para o Timão...

Topo com Gilberto Gil no festival Back2Black, do qual foi embaixador. Gil estava feliz com o sucesso da empreitada que reuniu músicos brasileiros e africanos, no velho mercado de peixes ao lado do rio Tâmisa.

Muita gente importante e boa subiu aos três palcos montados para a ocasião: Arnaldo Antunes, Mart’nália, Melodia, Criolo, Marcelo D2, Jorge Benjor e Emicida, além do próprio Gil. Criolo, por sinal, fez questão de colocar a bandeira do Corinthians no palco, sábado. É apaixonado pelo time.

Sempre gentil, Gil lembrou, durante nosso encontro, que mesmo não sendo corintiano fez em 93 uma música para o Timão e que estará na torcida nesta quarta. Eis a letra de “Curintiá”:

“Ser Corinthiano
É decidir que todo ano
A gente vai sofrer

Se enrolar no pano
Da bandeira e reclamar
Se o time não vencer

Mas de repente o ano é santo
A gente tá no céu
O time é forte, a sorte é grande
O axé tá com a Fiel

O axé tá com a Fiel
Voa suave o Gavião
O axé tá com a Fiel
Bate na trave o coração

Ser Corinthiano
É mergulhar no oceano
Da ilusão que afoga

Não importa o plano
do destino cada jogo
É o coração que joga

Bate na trave a ilusão
Da gente vai que vai
Chutar de novo que o coração
Entra e o grito sai

É Gol!!!
Curintiá!!!
É Gol!!!
Corintimão!!!”



Amigo dos tempos de primário no Colégio São Bento carioca, Eduardo Amaral, o Dudu, está sempre me escrevendo. Principalmente agora que vivo longe, aqui em Londres. E lembra de coisas incríveis.

Desta vez, Dudu, que é um excelente desenhista (adorava fazer caricaturas de times de futebol), cita o grande Nelson Rodrigues a propósito da seleção inglesa de futebol: “É o Bonsucesso com rainha”, dizia o mestre lá pelos anos 70.

Quem conhece os textos de Nelson Rodrigues sobre futebol sabe bem que o exagero é que dava molho a suas crônicas, imperdíveis em ‘O Globo’ e no ‘Jornal dos Sports’. Mas cá entre nós, anos e anos depois, vendo o time inglês na Eurocopa, não é que o mestre tem certa razão!

#########

Seedorf é uma exceção no futebol. Com a bola nos pés, é excelente. Coloca-se bem, ataca, defende e, apesar da idade avançada, é uma joia rara. Ele me chama a atenção mais pelo comportamento fora das quatro linhas.

Educado, elegante, sempre atencioso, Seedorf é um gentleman. Ele passou aqui por Londres, como comentarista da BBC em alguns jogos da fase inicial da Eurocopa, e como sempre esbanjou simpatia e conhecimento.

Há coisas que só acontecem com o Botafogo. Mas essa foi muito boa