terça-feira, 31 de julho de 2012

Há dois anos na Inglaterra, adolescente lituana leva ouro aos 15 e vira 'britânica adotiva'

Ruta Meilutyte, atleta da Lituânia, estuda treina na Inglaterra
Ruta Meilutyte, atleta da Lituânia, estuda treina na Inglaterra
"A estudante de Plymouth ganhou o ouro. Mas foi para a Lituânia", estampou o Daily Mail desta terça-feira ao se referir a Ruta Meilutyte, nadadora de apenas 15 anos que venceu a medalha de ouro nos 100m peito e se tornou não só a mais jovem medalhista em Londres, como também a primeira a subir ao pódio na natação pelo país europeu.

Depois de ganhar holofotes pela idade e pelo emocionante choro no lugar mais alto do pódio, o pós-ouro de Meilutyte em Londres levanta uma história de ligação com a Grã-Bretanha, o que a faz ser tratada como uma vitoriosa local. Uma britânica de fato, como colocou o técnico dela, Jon Rudd.

"Ela vai a uma escola britânica, compete por um clube britânico e tem um técnico britânico. Então ela é uma interessante história britânica. Devemos nos orgulhar dela como um produto do nosso trabalho nacional. Devemos tê-la como uma britânica adotiva", comentou o treinador da adolescente.

A atleta perdeu a mãe ainda muito cedo, morta num acidente de carro quanto Ruta tinha apenas quatro anos. Em 2010, aos 13, ela foi para a Inglaterra com o pai e passou a integrar um clube de natação na cidade de Plymouth, para dois anos depois brilhar "em casa" como a única atleta mulher da Lituânia na natação.

"Eu sigo sem acreditar. Estou chocada, mas de um jeito bom. Eu comecei a chorar no pódio, eu não posso acreditar, é muito para mim. Foi difícil, mas estou muito feliz", disse a mais jovem campeã de uma piscina olímpica desde Atlanta-96.

Depois de vencer os 100m peito, Ruta nada ainda as provas do 50m e 100m livre. Nesta última, terá a companhia de Missy Franklin, americana de 17 anos que venceu os 100m costas, num duelo particular de quem será a grande menina das piscinas londrinas. Nada por fora (e com que velocidade) a chinesa Ye Shiwen, ouro com recorde mundial nos 400m medley e que faz a final dos 200m medley nesta tarde - na semi, quebrou a melhor marca olímpica.

Os canais ESPN passam a Olimpíada de Londres ao vivo, com 72 horas diárias de transmissões esportivas, análises e muita informação. Uma equipe de mais de 60 profissionais, dos canais de TV, ESPN.com.br e Rádio Estadão ESPN, traz todos os dias os detalhes direto da Inglaterra. Para a cobertura dos Jogos, uma novidade: a ESPN Brasil HD, canal que trará toda a programação olímpica da ESPN Brasil em alta definição. O canal está disponível para as seguintes operadoras: NET Serviços, Claro TV, Cabo Natal (RN) e RTV (GO). Com isso, a ESPN tem quatro canais para cobertura dos Jogos Olímpicos: os tradicionais ESPN e ESPN Brasil e dois em alta definição, ESPN+ e ESPN Brasil HD. Veja todos os horários dos jogos em http://espn.estadao.com.br/programacao