sábado, 28 de julho de 2012

Aniversariante, Felipe Kitadai ganha bronze e abre quadro de medalhas do Brasil

Felipe Kitadai, na categoria até 60kg, chegou à disputa do bronze via repescagem
Felipe Kitadai, na categoria até 60kg, chegou à disputa do bronze via repescagem; e venceu
Felipe Kitadai é o nome da primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres.

Campeão pan-americano no ano passado, em Guadalajara, Kitadai ficou famoso também por um episódio inusitado: com problema estomacal, defecou em meio a uma luta.

Em Londres, depois de perder nas quartas de final e cair para a repescagem, o brasileiro chegou à disputa pelo bronze da categoria até 60kg contra o italiano Elio Verde. Na luta decisiva, venceu com um golpe no golden score, depois de um duelo muito travado durante os cinco minutos de combate.

Ao término da vitória, Kitadai se emocionou muito ao comemorar o feito. Ajoelhou no tatame e beijou os anéis olímpicos desenhados no piso.

Na caminhada até a disputa da medalha em Londres neste sábado, exatamente o dia em que o judoca completa 23 anos de idade, o brasileiro passou por Tumurkhuleg Davaadorj, da Mongólia, e Eisa Majrashi, da Arábia Saudita, Rishod Sobirov. Depois, perdeu para Rishod Sobirov, do Uzbequistão, mas venceu o duelo pela repescagem contra Gwang-Hyeon Choi, da Coreia do Sul.

A conquista também colabora com a meta da Confederação Brasileira de Judô de fazer da modalidade a mais premiada da história. Kitadai, que não era considerado um favorito antes do embarque a Londres, e Sarah Menezes deixam o judô com 17 medalhas em Jogos, contra 16 da vela. A previsão do COB é de quatro conquistas da modalidade nesta Olimpíada.

Medalhas
Na categoria, o ouro ficou com Arsen Galstyan, da Rússia, enquanto a prata foi para Hiroaki Hiraoka, do Japão. O outro bronze é de Rishod Sobirov, do Uzbequistão, que bateu Sofiane Milous, da França.

Os canais ESPN passam a Olimpíada de Londres ao vivo, com 72 horas diárias de transmissões esportivas, análises e muita informação. Uma equipe de mais de 60 profissionais, dos canais de TV, ESPN.com.br e Rádio Estadão ESPN, traz todos os dias os detalhes direto da Inglaterra. Para a cobertura dos Jogos, uma novidade: a ESPN Brasil HD, canal que trará toda a programação olímpica da ESPN Brasil em alta definição. O canal está disponível para as seguintes operadoras: NET Serviços, Claro TV, Cabo Natal (RN) e RTV (GO). Com isso, a ESPN tem quatro canais para cobertura dos Jogos Olímpicos: os tradicionais ESPN e ESPN Brasil e dois em alta definição, ESPN+ e ESPN Brasil HD. Veja todos os horários dos jogos emhttp://espn.estadao.com.br/programacao