domingo, 10 de junho de 2012

Justin Wilson vence no Texas; Helinho é o 7º

Justin Wilson conquistou sua primeira vitória na temporada / Divulgação/Indycar
Justin Wilson conquistou sua primeira vitória na temporada Divulgação/Indycar

Justin Wilson conquistou na noite deste sábado sua primeira vitória na temporada da IndyCar, no circuito oval de Fort Worth, no Texas. O terceiro triunfo do inglês na categoria foi sacramentado na penúltima volta, quando o então líder Graham Rahal bateu de leve no muro e ficou com o carro desalinhado. Rahal ainda conseguiu completar a corrida na segunda colocação, seguido por Ryan Briscoe.
Mesmo perdendo rendimento nas voltas finais, Helio Castroneves terminou em sétimo, um posto à frente do líder do campeonato Will Power. Em relação aos demais brasileiros, Tony Kanaan foi o 11º colocado e Rubens Barrichello nem largou devido a problemas no seu carro.
A corrida foi basicamente decidida pelo desgaste dos pneus. Com o tanque cheio, os carros tinham autonomia para aproximadamente 50 voltas, mas, pela degradação da borracha, ninguém conseguiu isso, o que aumentou o número de pit stops e embaralhou as estratégias.
Scott Dixon dominou dois terços da corrida com facilidade e parecia caminhar para a vitória, mas, de repente, começou a perder rendimento pelo desgaste dos pneus e acabou sofrendo um acidente - além dele, Charlie Kimball e Takuma Sato também bateram, todos sem gravidade.
Após a batida de Dixon, Will Power assumiu a liderança, seguido por Briscoe, Kanaan e Castroneves. Na relargada, Kanaan saiu melhor do que os líderes mas teve a asa danificada num toque com Power, que foi punido e perdeu uma volta, enquanto o brasileiro teve de fazer um pit stop extra para trocar a peça e perdeu posições.
Briscoe e Castroneves, então, passaram a fazer dobradinha para a Penske, mas logo foram alcançados por Graham Rahal, Justin Wilson, James Hinchcliffe e JR Hildebrand, que estavam numa janela diferente de pit stops e, naquele momento, tinham pneus mais novos.
A menos de 30 voltas do fim, Rahal e Wilson passaram Briscoe, enquanto Castroneves perdeu ainda mais rendimento devido ao desgaste dos pneus e caiu rapidamente na classificação, para o sétimo lugar, onde ficou até o fim, já que tinha uma volta de vantagem para Power, o oitavo.
Nas voltas finais, com melhor rendimento no seu carro, Wilson partiu para cima de Rahal, que, na entrada da penúltima volta, raspou seu carro no muro e perdeu a liderança. Mesmo se arrastando, Rahal ainda cruzou em segundo, pouco à frente de Briscoe.
A próxima etapa da temporada será disputada no próximo sábado, no oval curto de Milwaukee.