domingo, 27 de maio de 2012

VÍDEO: Webber vence em Mônaco, e temporada já entra para a história da Fórmula 1

O australiano Mark Webber venceu o GP de Mônaco, neste domingo, e colocou a temporada de 2012 definitivamente na história da Fórmula 1. Largando da pole, o piloto da Red Bull liderou toda a prova e tornou-se o sexto vencedor diferente deste ano – é a primeira vez que seis pilotos diferentes vencem as seis primeiras etapas de um campeonato.

Em 1983, ano em que o brasileiro Nelson Piquet foi campeão, as cinco primeiras provas tiveram vencedores diferentes. Nesta temporada, o britânico Jenson Button (McLaren), o espanhol Fernando Alonso (Ferrari), o alemão Nico Rosberg (Mercedes), o alemão Sebastian Vettel (Red Bull), o venezuelano Pastor Maldonado (Williams) e Webber quebraram o recorde.

A prova deste domingo não teve grandes emoções e ultrapassagens, apesar do alto número de disputas, o que é uma característica comum nas ruas do principado. A dez voltas do fim, uma chuva fina ainda juntou os seis primeiros colocados, mas o “trenzinho” não implicou em mudanças nas primeiras colocações. Assim, Nico Rosberg terminou em segundo, à frente de Fernando Alonso, Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Felipe Massa.


Veja os melhores momentos da corrida!

A prova - A largada do Grande Prêmio de Mônaco foi tumultuada. Depois de tentar atacar o espanhol Fernando Alonso, o francês Romain Grosjean tocou no alemão Michael Schumacher e ficou atravessado na pista. O venezuelano Pastor Maldonado também se envolveu e acabou fora.


Ouça o compacto da Estadão ESPN do GP de Mônaco
Os dois representantes do Brasil conseguiram evitar a confusão na largada e aproveitaram para ganhar algumas posições. Depois de começar na sétima colocação, Felipe Massa saltou para o quinto lugar, à frente do alemão Sebastian Vettel, enquanto Bruno Senna foi do 13º para o 10º posto.

Sem alterações nas três primeiras posições, o australiano Mark Webber passou a liderar a prova, seguido pelo alemão Nico Rosberg e pelo britânico Lewis Hamilton. Com a confusão protagonizada por Grosjean, Alonso ficou com o quarto posto e Schumacher caiu para oitavo.

Massa chegou a imprimir um ritmo mais forte que Alonso em alguns momentos, mas não conseguiu atacar o espanhol. Em meio a previsões de chuva, os principais candidatos à vitória iniciaram a rodada de pit-stops por volta da 28ª volta, apesar de estarem com pneus supermacios.

Em um bom trabalho da Ferrari, Alonso voltou à pista na frente de Hamilton. Para economizar pneus para a corrida, Vettel nem sequer participou da última etapa do treino classificatório. Com o 10º lugar do grid, ele largou com pneus macios, ficou na pista até a 46ª volta e retornou dos boxes no quarto lugar.

Dono de cinco vitórias em Mônaco, Schumacher chegou a sonhar com um novo triunfo depois de fazer a pole position, apesar da punição de cinco posições no grid. No entanto, a prova foi melancólica para o alemão desde o início, já que ele acabou tocado por Grosjean na largada e abandonou na 65ª volta.

A chuva, esperada desde o primeiro terço da corrida, finalmente atingiu o circuito na 66ª volta, de forma leve e por pouco tempo. Os carros se aproximaram uns dos outros, mas não houve qualquer mudança de posição entre os líderes, com Webber cruzando a linha de chegada à frente de Alonso e Rosberg.


Ouça a última volta do GP de Mônaco narrada por Everaldo Marques

GP de Mônaco - classificação final
1-) Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – 78 voltas
2-) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 0s6
3-) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 0s9
4-) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – a 1s3
5-) Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes) – a 4s1
6-) Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 6s17-) Paul di Resta (GBR/Force India-Mercedes) – a 41s5
8-) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 42s5
9-) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 44s0
10-) Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – a 44s511-) Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
12-) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) – a 1 volta
13-) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – a 1 volta
14-) Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – a 1 volta
15-) Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – a 2 voltas

Não terminaram:
Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) – acidente
Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) – mecânico
Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - mecânico
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - mecânico
Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – mecânico
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – acidente
Pedro de La Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – acidente
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – acidente
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - acidente