sábado, 12 de maio de 2012

Sem Fred, Flu aposta em Rafael Moura, decisivo na Argentina na fase de grupos

O Fluminense vive grande momento, nas quartas de final da Libertadores e também muito próximo de garantir o título carioca neste domingo, já que encara o Botafogo com vantagem de 4 a 1 do jogo de ida. Apesar disso, a sexta-feira foi de má notícia para o técnico Abel Braga: o atacante Fred tem uma lesão na coxa direita e não poderá jogar a decisão do estadual e o jogo de ida contra o Boca Juniors, em La Bombonera.

A tendência natural é que Rafael Moura seja o substituto do capitão. Nesta quinta-feira, quando Fred sentiu a lesão na coxa direita diante do Internacional, foi ele quem entrou no lugar do titular, participando da quinta partida dele nesta temporada da Libertadores: foi titular contra o Arsenal de Sarandí, entrou nos dois jogos contra o Zamora e também foi a campo no segundo tempo do jogo contra o Boca pela primeira fase, no Engenhão.

"Eu nunca coloquei qualquer dúvida em relação aos meus jogadores. São eles que fazem a diferença. Mais uma vez hoje o Fred mostrou o jogador que é. Ficou em campo alguns minutos ainda com lesão. É um jogador decisivo que, na hora certa, faz a diferença. Isso ficou provado mais uma vez hoje", disse Abel Braga após a partida, demonstrando toda a confiança no principal centroavante.

Na atual competição, porém, Rafael Moura já foi decisivo num jogo na Argentina. Contra o Arsenal, em 18 de abril, ele marcou o gol da vitória aos 47 minutos do segundo tempo, resultado importantíssimo para que o Flu ficasse no primeiro lugar do grupo. Pelo Campeonato Carioca, quando atuou em diversas partidas em que Abel usou o time reserva, Moura foi titular em sete oportunidades e marcou quatro gols.
Rafael Moura deve ser a opção natural de Abel Braga
Rafael Moura deve ser a opção natural de Abel Braga
Crédito da imagem: Photocamera
Em 2011, o "He-Man" teve uma participação mais efetiva na competição, jogando todas as oito partidas do Flu, que caiu nas oitavas de final. Na disputa, o atacante de 28 anos foi titular em seis jogos, entrou no segundo tempo de dois e marcou quatro gols - um deles também na Argentina, diante do Argentinos Juniors.

Um ano antes, pelo Goiás, o atual jogador do Flu foi bastante importante na campanha do vice-campeonato da Copa Sul-Americana. Rafael Moura marcou oito gols e foi o artilheiro do torneio fazendo inclusive um em cada final contra o Independiente, quando os goianos acabaram derrotados nos pênaltis.

O centroavante também jogou alguns minutos da Libertadores de 2006 pelo Corinthians, quando entrou no segundo tempo da eliminação para o River Plate em pleno Pacaembu. Pouco usado no time que tinha Tevez e Nilmar, o jogador não conseguiu ajudar a equipe contra os argentinos.

O primeiro jogo entre Boca Juniors e Fluminense acontece na próxima quinta-feira, às 19h45. Uma semana depois, o jogo de volta está marcado para o Engenhão, às 19h30. "Nosso time provou que está bem preparado para enfrentar a Libertadores", garantiu Abel.