domingo, 13 de maio de 2012

Maldonado estraga festa espanhola, vence e faz historia em Barcelona

O venezuelano Pastor Maldonado saiu na frente, venceu a disputa com o anfitrião Fernando Alonso e ganhou o GP da Espanha para fazer história com a primeira vitória de um piloto da Venezuela e a volta da Williams ao primeiro lugar do pódio após quase oito anos. O resultado faz com que a atual temporada iguale o equilíbrio do ano de 1983, onde uma mesma equipe não conseguiu vencer duas corridas entre as cinco primeiras.

Mesmo com o segundo lugar, Fernando Alonso alcança a liderança do campeonato com 61 pontos, empatado com Sebastian Vettel. Lewis Hamilton, que largou em último e fez ótima corrida chegando no oitavo lugar, é o terceiro na disputa de pilotos, com 53.

Com a vitória do sul-americano, a atual temporada da Fórmula 1 tem cinco equipes diferentes vencendo as cinco primeiras provas, mostrando o nível de equilíbrio da atual disputa: McLaren, Ferrari, Mercedes, Red Bull e agora Williams. A vitória de Maldonado marca também a volta da escuderia depois de um hiato que começou em 2004. A última vez que a equipe venceu uma corrida foi em Interlagos, curiosamente também com um sul-americano, o colombiano Juan Pablo Montoya.


undefined
Maldonado: primeira vitória venezuelana na história da F1
Crédito: EFE
Na largada, Alonso saltou na frente logo na primeira curva, quando esticou por dentro e tomou a ponta. O piloto venezuelano só foi voltar à ponta na volta 26, quando adiantou a segunda parada e andou forte fazendo Alonso voltar na segunda posição.

Antes, porém, na 13ª volta, os primeiros abandonos da prova. Lento e com pneus desgastados, Bruno Senna, da Williams, fez uma volta fechando Michael Schumacher, da Mercedes, que quando ganhou velocidade na reta acabou tocando atrás do brasileiro.

Na saída do carro, o alemão atirou o volante e se mostrou bastante irritado com o acidente. Pouco antes, já havia chamado Senna de 'idiota' no rádio. "Não faz nenhuma diferença para mim", respondeu o brasileiro, que se defendeu dizendo que Schumacher errou na avaliação da freada na curva.

Já Felipe Massa, da Ferrari, teve de cumprir punição de drive-through juntamente de Sebastian Vettel, da Red Bull, por não ter respeitado o limite de velocidade em um trecho de bandeira amarela. Terminou no 14º lugar.
undefined
Alonso e Maldonado: disputa intensa no Grande Prêmio da Espanha
Foto: Reuters

Depois de terem parados pela terceira vez, Maldonado e Alonso passaram por Kimi Raikkonen e se mantiveram em primeiro e segundo. A partir daí, restando 17 voltas, a disputa ficou entre o venezuelano da Williams e o espanhol da Ferrari, com Raikkonen no terceiro posto esperando por uma nova parada dos dois primeiros.

Sem outra alternativa, tanto Maldonado quanto Alonso seguiram com três paradas até o fim. Alonso ainda foi pressionado, mas conseguiu se segurar no segundo lugar para alcançar a ponta da classificação geral.

Classificação final do GP da Espanha:
1-) Pastor Maldonado (VEM/Williams-Renault) – 66 voltas
2-) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 3s1
3-) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – a 3s8
4-) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – a 14s7
5-) Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – a 64s6
6-) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) - a 67s5
7-) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 77s9
8-) Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes) – a 78s1
9-) Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) – a 85s2
10-) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – a 1 volta
11-) Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) - a 1 volta
12-) Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) - a 1 volta
13-) Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) - a 1 volta
14-) Paul di Resta (GBR/Force India-Mercedes) - a 1 volta
15-) Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1 volta
16-) Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
17-) Vi taly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a 1 volta
18-) Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 2 voltas
19-) Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 3 voltas
Não completaram:
Sérgio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - mecânico
Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - mecânico
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - mecânico
Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - acidente
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - acidente