domingo, 13 de maio de 2012

Em jogo mais disputado, Brasil vence Venezuela e decide vaga olímpica com Peru

Mais do que favorita no Pré-Olímpico Sul-Americano de vôlei feminino, o Brasil teve um pouco mais de dificuldade diante da Venezuela na semifinal da competição, mas venceu a partida por 3 sets a 0 e agora está a apenas uma vitória de conquistar vaga nos Jogos de Londres. Na final do torneio que acontece em São Carlos, a seleção terá pela frente o Peru, o adversário mais tradicional que disputa o campeonato.

As parciais mais 'apertadas' são o reflexo de que o jogo deste sábado não foi tão fácil quanto os outros dois que o Brasil fez nesse Pré-Olímpico. Com 25-14, 25-15 e 25-23, as brasileiras garantiram a vitória sobre as venezuelanas e agora estão ainda mais próximas de conseguir carimbar o passaporte para Londres. Atual campeã olímpica, a seleção enfrenta o Peru neste domingo para conquistar o título do torneio e a vaga nos Jogos - quem perder, ainda poderá conseguir classificação no Pré-Olímpico Mundial, que acontece no Japão.

O jogo - O Brasil começou o jogo bastante concentrado, como fez nos outros jogos desse Pré-Olímpico e, embalado pela torcida que encheu o ginásio em São Carlos, conseguiu abrir cinco pontos no placar já no início do primeiro set. Administrando bem o resultado, a levantadora Fabíola distribuiu bem as bolas no ataque, e a seleção conseguiu fechar em 25 a 14 a primeira parcial do jogo.

No segundo set, as venezuelanas entraram dispostas a forçar bastante o saque e dificultaram o passe das brasileiras que, ainda assim, não tiveram grandes dificuldades para abrir vantagem no marcador. E quando o Brasil já liderava por oito pontos de diferença, Fabíola resolveu fazer uma jogada inusitada e chamou a central Thaísa para atacar uma bola no meio-fundo. Com mais esse ponto, a seleção disparou de vez no placar e fechou o set em 25 a 15.

O terceiro e último set de jogo foi o mais disputado que o Brasil fez em todo esse Pré-Olímpico. Comentendo muitos erros, a seleção chegou até a ficar atrás no placar e foi para o segundo tempo técnico perdendo por 16 a 14. Mas o time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães reagiu a tempo e contou também com os saques errados da Venezuela para vencer o set por 25 a 23, assegurando a vaga na final do Pré-Olímpico.

Ao final da partida, Zé Roberto, que chegou a fazer algumas alterações do time que começou jogando e chegou até a testar a líbero Camila Brait no lugar de Fabi, gostou do resultado, mas ressaltou que ainda há muito que ser corrigido na seleção brasileira. "Ainda falta um pouco para conseguirmos a vaga, é um jogo só, mas é contra um time que é tradicional e tudo pode acontecer. Nós temos um certo favoritismo, mas temos que demonstrar isso em quadra. Hoje nos acabamos cometendo muitos erros", avaliou o treinador, em entrevista ao SporTV.

"Me preocupa sempre a relação bloqueio defesa, estamos comentendo erros no bloqueio e não estamos deixando a defesa trabalhar. A responsabilidade de vencer é nossa, mas nao podemos cometer o número de erros que estamos cometendo", concluiu.

Seleção brasileira está a uma vitória de conquistar vaga nos Jogos de Londres
Seleção brasileira está a uma vitória de conquistar vaga nos Jogos de Londres
Crédito da imagem: VIPCOMM