segunda-feira, 30 de abril de 2012

'Chateado' com destempero, Luxa cobra federação e critica artifício: 'Inter não precisa disso'

Quase duas horas depois de ter descido para os vestiários do Beira-Rio após ser expulso pelo árbitro, Vanderlei Luxemburgo apareceu para conceder a esperada entrevista coletiva sobre o lance que apimentou o clássico entre Grêmio e Internacional. O treinador lamentou sua reação, cobrou uma postura da Federação Gaúcha e criticou o artifício do escanteio criado pelo rival.

“Pessoas de fora atrapalham o jogo. O gandula não atua na partida, só auxilia. Daí, quando você está emocionalmente envolvido e acontece algo como isso, você toma atitudes como a minha. Eu, com toda a minha experiência, não deveria ter feito isso. Fiquei chateado. Mas quando outros de fora interferem, fica difícil ver isso acontecer”, afirmou ele, que disse ainda que não ouviu o juiz da partida anular o lance.

O técnico reiterou que a Federação Gaúcha estava ciente da possibilidade do lance ocorrer, assim como toda a equipe de arbitragem que atuou no clássico. Para ele, a entidade deveria ter feito algo para evitar o ‘escanteio inteligente’ - o qual definiu como desnecessário.

“O futebol não precisa disso e o Inter não precisa disso. Eles ganharam a partida no campo. Mas o (Francisco) Noveletto (presidente da Federação Gaúcha de Futebol), que deve ter presenciado tudo, e a comissão de arbitragem deveriam ter colocado mais gente atrás dos gols para coibir este tipo de lance e evitar confusões”, declarou.

Luxemburgo criticou artifício utlizado pelo Inter
Luxemburgo criticou artifício utlizado pelo Inter
Crédito da imagem: Flickr/Grêmio
Luxemburgo ainda desmentiu qualquer tipo de agressão a um dos gandulas que estava envolvido na partida – um deles afirmou que levou um tapa do comandante gremista quando a confusão se instaurou. “Bati em ninguém. Estava um tumulto muito grande, com muita gente perto. E depois vem o quarto árbitro e fala que eu agredi o gandula”.

Eliminado do campeonato Estadual, o Grêmio agora foca suas atenções para a Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira, o time enfrenta o Fortaleza, às 19h30 (de Brasília), no estádio Presidente Vargas, no jogo de ida das oitavas de final do torneio nacional.