terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O novo significado de épico

Você já parou para ler no dicionário o significado da palavra épico?

- que descreve em versos os feitos heróicos: os poemas épicos de Homero;

Foram 5 horas e 53 minutos de uma batalha que até mesmo o poeta grego Homero teria dificuldades para descrever. De um lado, o número um do mundo, Novak Djokovic, nascido em Belgrado (Sérvia), em 1987 e do outro, o número 2 do mundo, Rafael Nadal, nascido em Manacor (Espanha), em 1986. Os dois, frente à frente na final do Australian Open 2012.

Acompanho tênis há algum tempo e cheguei a ver o auge da carreira de Pete Sampras, que para mim é um dos maiores tenistas que vi jogar. Acompanhei também o nosso Guga, além do Agassi, Kafelnikov, Safin, Federer e o final da carreira de Boris Becker. Mas garanto! Nada do que Djoko e Nadal fizeram ontem em quadra.

Mas como descrever em palavras o feito pelos dois jogadores na final do Australian Open 2012?

Épico?

Somos privilegiados. Acompanhar uma partida de tênis como a de ontem ficará em minha mente para o resto da vida. Djoko e Nadal transcenderam qualquer expectativa mental e física de um atleta. Mostraram que o coração, aliado à preparação física, técnica e mental, transforma o ser humano em um super atleta. Imagine que depois de 5 horas e meia, os dois tenistas ainda realizavam intensas trocas de bolas por apenas um ponto.

A partida homérica realizada entre Nadal e Djokovic é apenas a consequência de uma aposta feita por Sérvia e Espanha com seus esportistas. Um dos países assolados por guerra e o outro o espelho da economia europeia. Que a partida de ontem sirva de exemplo para os cartolas e ao governo brasileiro. Não se faz verdadeiros atletas do dia para a noite. Vale destacar também que não basta fazer máquinas humanas. É necessário dar suporte mental para que o ser humano esteja pronto para batalhas como a que ocorreu em quadra neste domingo.

Termino com as sábias palavras do companheiro Paulo Cleto. Só nos resta bater palmas para estes dois super atletas.

- próprio da epopéia: estilo épico;
- extraordinário, memorável: proeza épica.
undefined