sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Magoado, Oberdan Cattani diz que não votou a favor de busto de Marcos

A aprovação ao busto em homenagem ao goleiro Marcos, feita por aclamação na noite de quinta-feira, não foi tão unânime quanto pareceu no primeiro momento. O ex-vice-presidente de futebol, Serafim Del Grande, diz ser contra a maneira como foi feita a aprovação. "Eu sou a favor do busto, mas um negócio desses deveria partir da presidência do clube e partir de uma reunião de diretoria, o COF aprovar e mandar para o Conselho Deliberativo, já com todos os custos definidos."

Mais do que Serafim Del Grande, Oberdan Cattani diz que não votou a favor do busto. Oberdan foi goleiro do Palmeira entre 1940 e 1954 e durante anos discutiu-se seu merecimento para ser o quarto jogador com um busto no clube. O goleiro tinha uma estátua com suas mãos na sala de trofeus, demolida com o início das obras do novo estádio -- os bustos de Junqueira, Ademir da Guia e Waldemar Fiúme também estão guardados enquanto as obras acontecem.

Na manhã desta sexta-feira, Oberdan falou sobre sua tristeza:

PVC - O senhor é conselheiro do Palmeiras. Votou a favor do busto para Marcos?
OBERDAN -
Não, eu não me dou com o Marcos, não! Para mim esse negócio de busto, tanto faz. Mas eu não votei nisso, não.

PVC - Por que o senhor não se dá bem com o Marcos?
OBERDAN -
Porque uma vez eu critiquei os goleiros brasileiros, dizendo que eles não sabiam sair do gol. E o Marcos se magoou e respondeu pelos jornais. No passado, a gente tinha de sair do gol para fazer defesas contra Baltazar, Servílio. Tinha de sair. Desde então, eu deixo o Marcos para lá.

PVC - O senhor tem mágoas por não ter o seu busto?
OBERDAN -
Eu tenho 73 anos de Palmeiras e hoje sou esquecido lá. Se me perguntam sobre os dirigentes, hoje eu não os conheço. Os do meu tempo não estão mais lá. Mudou muito. Do meu tempo, só ficamos o Turcão e eu.
Mas eu tenho minhas mãos lá na sala de troféus, o estádio novo vai ficar lindo e isso é o mais importante. Sobre o Marcos, o busto é merecido. Ele deu glórias para o Palmeiras. Só não tenho relacionamento com ele.

PVC - O senhor não tem o busto porque enfrentou o Palmeiras, quando jogava pelo Juventus?
OBERDAN -
Eu joguei duas vezes pelo Juventus, contra o Palmeiras. Eles ganharam por 3 x 2 e, depois, no Parque Antártica, eles venceram por 1 x 0, com gol do Rodrigues (Oberdan diz "eles", referindo-se às vitórias do Palmeiras).